De acordo com a própria Apple, o iOS 13 já está presente em 50% de todos os aparelhos compatíveis. No entanto, isso só é possível devido ao fato da empresa não sofrer com o grande problema que afeta boa parte das fabricantes que usam Android: a fragmentação.

A grande variante de smartphones disponíveis no mercado fazem com que essas empresas precisem trabalhar pesado para manter eles atualizados. Buscando facilitar esse processo que o Google apresentou o "Project Treble" na versão 8.0 do Android, que tem como intuito tornar mais rápido a liberação de atualizações do sistema.


Felizmente isso vem dando certo, pois de acordo com uma nova postagem no blog do Google, o Android Pie registrou a maior taxa de adoção em seu primeiro ano, somando uma participação atual de 22,6%. De acordo com a empresa, o tempo médio de atualização entre o Android Oreo e Pie foi reduzido em 3 meses, algo que deve melhorar ainda mais no Android 10.

O Google também revelou quais empresas prometeram entregar a versão estável do Android 10 para seus aparelhos ainda este ano. Nessa lista temos: Asus, LG, Motorola, Oppo, Realme, Samsung, Sharp, Sony, Transsion e Vivo. Lembrando que a Essential, OnePlus e Xiaomi já possuem smartphones com a versão mais recente do Android. Essa última, por exemplo, iniciou a distribuição da MIUI 11 há poucos dias.

Fonte: GsmArena