Na semana passada, o Google foi alvo de várias críticas devido ao fato do Pixel 4 possuir um sistema de desbloqueio facial que funciona com os olhos fechados, sendo esse é um problema de segurança para muitas pessoas.

Agora, após toda repercussão do caso, a empresa emitiu uma declaração oficial afirmando que uma atualização de software será liberada para corrigir esse problema. Até que isso aconteça, o Google sugere que os proprietários optem pelo bloqueio tradicional, que exige PIN ou senha para liberar o sistema.

Lembrando que o desbloqueio facial do Pixel 4 usa um mapeamento 3D de profundidade, sendo muito mais rápido, preciso e seguro que o desbloqueio comum que utiliza apenas a câmera frontal. No entanto, o fato da empresa não colocar um sistema que detecta quando os olhos estão abertos torna toda a tecnologia altamente vulnerável, afinal, alguém pode simplesmente apontar o celular no rosto do usuário e ter acesso a suas informações.

Infelizmente, o Google não disse quando pretende liberar essa nova atualização, apenas alertou que a mesma "está chegando". Porém, levando em consideração que se trata de uma falha grave de segurança, acreditamos que não deve demorar muito para que o Pixel 4 receba o recurso de detecção ocular, provavelmente ainda neste mês ou início de novembro.

Fonte: GsmArena