O mais recente vazamento sobre o Pixel 4 nos dá uma primeira impressão sobre como será o reconhecimento facial no dispositivo da Google. Se trata de um sistema muito similar ao Face ID da Apple, envolvendo girar a cabeça em círculo para realizar o desbloqueio do dispositivo.

O vazamento é do GenK e mostra que a Google primeiramente apresenta uma série de informações sobre o sistema de reconhecimento facial e como ele vai funcionar. A nota menciona quatro pontos principais:

Google

  • Tudo bem usar óculos ou óculos de sol claros.
  • As imagens e dados biométricos são armazenados dentro do smartphone de maneira segura e nunca deixam o aparelho. Se pode deletar os arquivos a qualquer momento.
  • Olhar para o aparelho pode desbloqueá-lo sem querer. O aparelho também pode ser desbloqueado por outra pessoa se o segurar de frente para a sua face com olhos abertos.
  • O aparelho pode ser desbloqueado por alguém com feições muito similares ás suas, como um irmão gêmeo.

A apresentação já diferencia do Face ID, que também apresenta essas informações, mas somente em uma página web de suporte, não diretamente na configuração do sistema de reconhecimento facial.

Pela tela de configuração do sistema, também sugere que a Google não está nomeando seu sistema de reconhecimento facial como fez a Apple, é apenas "face unlock", ou "desbloqueio facial".

Em seguida, uma animação aparece mostrando como mover sua cabeça para efetuar o desbloqueio, inclusive com uma opção de suporte a pessoas com mobilidade reduzida do pescoço para cima, o que a Apple também apresenta, mas requer pular a configuração inicial e ir até "configurações" para marcar a opção de acessibilidade para desbloquear o reconhecimento facial sem movimentação.

GIF

A partir daí, o aparelho escaneia a sua face. Mas, aparentemente o sistema não está funcionando corretamente ainda, apresentando algumas falhas que precisam ser resolvidas, segundo o TheVerge.

Sabe-se também que este novo smartphone da Google terá um SoC Snapdragon 855, 6GB de RAM, bateria de 3.700 mAh (no XL). Há ainda uma tela de 90Hz, uma funcionalidade de ajuste de temperatura de cor e uma nova app para gravação de voz.

Espera-se que a Google apresente o novo Pixel 4 já no próximo mês, revelando aí todas as novidades que tem vindo a preparar. Promete ser mais uma excelente máquina, capaz de ombrear com toda a concorrência que está e estará em breve no mercado.