Youtube, Youtube Music, tudo desde o início, pelo menos para mim, pareceu sem sentido. A plataforma é de vídeos, mas de olho no segmento de música somente, fez surgir o Youtube Music.

Agora, em sua última atualização, traz a opção para o usuário assistir os clipes relacionados às músicas que estão sendo tocadas.

É sério que ninguém achou que isso aconteceria?! Isso pra mim era inevitável. Claro que quem usa Deezer, Spotify e outros serviços nunca pensaram em ver os clipes de seus grupos ou cantor favorito nos respectivos aplicativos e não é diferente no Youtube Music. 

Felizmente para esses usuários, o novo recurso do YouTube Music permite agora, alternar facilmente entre clipes e música e, a opção mais importante para muitos, desativar totalmente os vídeos por predefinição.

Yutube Music - lança recurso para exibir os clipes das músicas que estão sendo ouvidas, mas também traz recurso para desabilitar a exibição de vídeos por padrão
Yutube Music - lança recurso para exibir os clipes das músicas que estão sendo ouvidas, mas também traz recurso para desabilitar a exibição de vídeos por padrão

A transição entre as músicas e clipes deve ser perfeita, pelo menos, para os 5 milhões de clipes que o YouTube afirma ter "perfeitamente sincronizadas com as músicas".

A opção para alternar entre os modos aparece na parte superior da tela durante a reprodução das músicas, permitindo alternar entre os modos "música" e "vídeo". 

Gif ilustra a mudança
Gif ilustra a mudança entre a música e o clipe

Ao alternar entre vídeo e música, o aplicativo sincroniza automaticamente os arquivos, isso significa que se um determinado segmento de uma música (digamos, um minuto de entrada) corresponder a algum outro ponto no vídeo (digamos um minuto e quarenta segundos de entrada), o aplicativo fará o ajuste necessário para que a música não recomece ou toque de maneira dessincronizada.

A versão do Youtube Music que traz o novo e polêmico recurso é a 3.23.52 e já está disponível na Google Play.