O famoso aplicativo de mensagens WhatsApp já está com 10 anos de vida e neste tempo o seu crescimento foi estrondoso, porém, segundo a empresa, é necessário focar mais no que está sendo mais utilizado e trazer melhorias como, por exemplo, trazer mais funcionalidades e segurança.

Quando o WhatsApp surgiu no ano de 2009, a utilização de celulares era bem diferente do que se vê hoje. A loja de apps da Apple tinha poucos meses de vida, cerca de 70% dos telefones vendidos nesta época possuíam sistemas operacionais da BlackBerry e Nokia. Já os sistemas operacionais da Google e da Apple - que representam hoje aproximadamente 99% das vendas atualmente - estavam presentes em menos de 25% dos smartphones vendidos na época.

Imagem ilustrativa do SO Windows Phone que perderá seu suporte ao app
Imagem ilustrativa do SO Windows Phone que perderá seu suporte ao app

Em detrimento desta grande mudança na utilização dos sistemas operacionais nos dispositivos móveis, o WhatsApp Messenger decidiu encerrar o suporte para certos celulares para que seja possível focar no que realmente irá fazer a diferença para a maioria dos usuários da plataforma. Veja abaixo o cronograma da empresa dos modelos e datas em que o suporte será encerrado com risco de o aplicativo não funcionar mais:

  • Nokia Symbian S60 - Depois de junho 30 de 2017.
  • BlackBerry OS e BlackBerry 10 - Depois de 31 de dezembro de 2017.
  • Nokia S40 - Depois de 31 de dezembro de 2018.
  • Todas as versões do Sistema operacional Windows Phone - Depois de 31 de dezembro de 2019.
  • Versão do Android 2.3.7 e anteriores - Depois de 1 de fevereiro de 2020.
  • iPhones com sistema operacional iOS 7 e anteriores - Depois de 2 de fevereiro de 2020.

Fonte: WhatsApp Blog