Pesquisa realizada pela Sensor Tower, com base nos 100 principais desenvolvedores de aplicativos e jogos, aponta que criar e publicar jogos e aplicativos para a Apple é bem mais rentável do que na Google Play.

A média combinada entre Apple AppStore e Google Play geraram cerca de US$130,4 milhões em gastos no primeiro trimestre de 2019

Os principais desenvolvedores da AppStore obtiveram receita bruta média de US$83,8 milhões, 64% a mais do que a média de US$51 milhões gastos pelos 100 desenvolvedores de aplicativos com maior remuneração na Google Play.

A Sensor Tower analisou ainda que contando apenas os aplicativos, desprezando os jogos, a diferença no gasto médio entre a Apple AppStore e o Google Play é ainda maior.

Sensor Tower - Pesquisa - Primeiro trimestre 2019
Sensor Tower - Pesquisa - Primeiro trimestre 2019

Os usuários gastaram em média, US$23,3 milhões em aplicativos dos principais desenvolvedores na loja da Apple, contra US$7 milhões na Google PlayIsso representa uma diferença de 232%.

Ao analisar somente a parte dos jogos, sempre tomando como base os 100 maiores desenvolvedores de ambas as lojas de aplicativos e jogos, a diferença cai. Temos a Apple AppStore com receita média de de US$ 70,3 milhões contra a Google Play com aproximadamente US$48 milhões.

É nítida a diferença entre as lojas, tanto no total da pesquisa como no segmento específico de jogos e aplicativos separadamente. Sendo assim, independente do nicho escolhido pelo desenvolvedor, a Apple AppStore segue sendo a melhor para o investimento de dinheiro, tempo e desenvolvimento para os publishers. 

Sabemos que muito disso tem a ver com a existência do mercado negro de aplicativos e jogos no Android, onde sites inteiros disponibilizam gratuitamente aplicativos que deveriam ser pagos, criando um grande mercado de pirataria. 

E parece que é um pouco tarde para que a Google faça mudanças que impeçam tais práticas.