Diversas fontes chinesas informaram hoje que a Huawei já finalizou o seu sistema operacional HongMeng (com nome Ark OS para o mercado global) e fará o lançamento oficial no mês de outubro deste ano.

Segundo o comunicado do analista da Tianfeng International, Guo Mingxi, a fabricante de smartphones chinesa estaria pronta para lançar seus novos celulares já no outono (no hemisfério norte) deste ano. Entretanto acredita-se que empresa não pretende lançar agora sua série principal e sim um telefone intermediário e somente para o mercado chinês.

Segundo informações fornecidas pelo Global Times, o desenvolvimento do novo sistema operacional foi feito em conjunto com representantes do Tencent. Além disso, a Oppo e a Vivo (fabricantes de celulares chineses) também estavam presentes para testar o novo sistema operacional e segundo eles, perceberam um desempenho 60% superior em termos de velocidade comparando ao sistema operacional Android da Google.

Imagem ilustrativa do sistema operacional
Imagem ilustrativa do sistema operacional

O novo sistema operacional da Huawei será lançado somente na China em um primeiro momento porque segundo a empresa, o sistema ainda não atende às exigências do público internacional. Em um futuro não muito distante, acreditamos que quando o ecossistema do seu novo sistema operacional estiver mais completo, acabará surgindo para os modelos globais de celulares como Mate 30 e P40.

O analista mencionado acima também disse que acredita que mesmo com os problemas que a empresa tem enfrentado com os Estados Unidos, conseguirá superar os 200 milhões de "envios" de 2018 e irá se manter em segundo lugar como maior fabricante de celulares do mundo.

Fonte: GSM Arena