Hoje, a Apple está lançando uma nova atualização para o iOS, seu software para iPhone, iPad e iPod touch, mas essa atualização é direcionada para corrigir um problema em apenas um dispositivo: O iPhone 8 Plus. O iOS 12.3.2 não parece fazer mais nada de especial. As notas da Apple confirmam isso:

O iOS 12.3.2 resolve um problema que poderia fazer com que a Câmera capturasse fotos no modo Retrato sem efeito de profundidade em alguns dispositivos iPhone 8 Plus.

As atualizações não são muito menores do que isso. A Apple normalmente lança atualizações que contêm novos recursos para macOS, iOS, watchOS e tvOS simultaneamente. Mas às vezes a empresa atualiza o sistema operacional apenas para implantar uma correção de bug direcionada, como é o caso aqui. Ou seja, se você não tiver um iPhone 8 Plus, não é necessário atualizar seu iPhone.

iOS 12.3.2 corrige um bug do modo retrato na câmera do iPhone 8 Plus

Portrait Lighting
Portrait Lighting

O Modo Retrato é o recurso de câmera da Apple que usa técnicas baseadas em aprendizado de máquina, e utiliza as câmeras duplas presentes em alguns modelos de iPhone para criar um efeito de profundidade de campo. O Portrait Lighting funciona apenas no iPhone X, no iPhone 8 Plus, no iPhone XS, no iPhone XS Max e no iPhone XR, e permite alterar a iluminação, a profundidade de campo ou outros recursos por meio de várias predefinições após a foto ter sido tirada. 

Mas o recurso apresenta falhas ao abordar óculos, deixa alguns artefatos estranhos em torno de cabelos crespos e assim por diante. Recursos baseados em aprendizado de máquina como esse ainda não são perfeitos.

A Apple atualizou o iOS pela última vez com o iOS 12.3.1 há duas semanas. Essa atualização corrigiu um bug relacionado a chamadas VoLTE, solucionou um problema que permitia que mensagens de remetentes desconhecidos aparecessem mesmo que você ativasse "Filtrar Remetentes Desconhecidos" e corrigiu um problema que impedia que alguns usuários relatassem textos indesejados.

Antes disso, a Apple lançou uma grande atualização com novos recursos, há pouco mais de um mês: O iOS 12.3 adicionou um aplicativo de TV completamente reformulado, implementou o AirPlay para novos dispositivos como TVs Samsung, e corrigiu vários bugs.