O Android One não é bem uma versão do Android e sim um programa do Google, que permite atualizações sem intervenção da fabricante do smartphone, dando assim mais agilidade nas atualizações e garantia que elas sejam feitas durante um período de 2 anos.

O objetivo é levar a experiência do que muitos chamam de "Android Puro" para dispositivos de outros fabricantes, que não os Pixels e Nexus. Existem outras fabricantes além da Motorola que trazem o Android One em seus smartphones. Dentro elas temos, Xiaomi, Nokia, HTC e alguns outros dispositvos.

Julgo estranho o fato de que desde que o projeto do Android One apareceu, pouquíssimos smartphones receberam a versão do Android. Até o momento não passam de 15 smartphones.

E foi assim que o Motorola One chegou no ano passado e, no último dia 15 de maio, o Motorola One Vision chegou ao mercado brasileiro, mas afinal, se ambos os smartphones possuem o mesmo sistema. O que muda entre os smartpones da Motorola?

Motorola One e One Vision
Motorola One e One Vision

Veja abaixo alguns pontos chaves que determinam que apesar do Motorola One ainda ser uma alternativa na sua faixa de preço, o recém-lançado Motorola One Vision, chama a atenção pelo design e especificações e, até mesmo preço!

O Motorola One Vision possui bateria de maior capacidade, 3.500mAh contra 3.000mAh do Motorola One.

Além disso o tamanho e resolução de suas telas são diferentes, temos uma nova tela FullHD+ de 6,3 polegadas com formato 21:9 no Motorola One Vision contra uma tela HD+ de 5,9 polegadas com formato 19:9 no Motorola One.

Nos dias de hoje, pontos como as câmeras presentes nos smartphones, são praticamente fator de decisão.

O Motorola One Vision, traz câmeras bem melhores que a versão do ano passado, o Motorola One, trazia câmera frontal de 8 megapixels, já o Motorola One Vision traz câmera para selfies de 25 megapixels, a diferença é muito grande.

Além disso, passando para o conjunto de câmeras traseiras, o Motorola One, traz uma câmera com 13 megapixels e outra com 2 megapixels, já o Motorola One Vision traz uma câmera de 48 megapixels e outra de 5 megapixels. Vale citar aqui que a câmera principal do One Vision entrega ainda estabilização ótica de imagem, tecnologia ausente no smartphone do ano passado.

Existe uma diferença grande de processamento aqui
Existe uma diferença grande de processamento aqui

As mudanças não param por aí, os processadores também são diferentes e, pela primeira vez, a Motorola traz um processador da Samsung ao invés de um Qualcomm. O Motorola One Vision traz o Exynos 7 9609, 128GB de armazenamento interno, contra um Snapdragon 625 e 64GB de armazenamento interno do Motorola One.

A única especificação mantida foi a quantidade de memória RAM presente nos dois modelos, ambos com 4GB de RAM. Ambos os smartphones permitem expansão de armazenamento através de cartão microSD, para o Motorola One Vision até 512GB e para o Motorola One, até 256GB.

Você deve estar se perguntando, quem compara um smartphone com outro, passado mais de um ano? A questão aqui, não é pontuar as melhorias, é óbvio que tudo no smartphone mais atual será melhor (às vezes isso não acontece).

Mas quando você compara seus preços, vale olhar para o Motorola One, se você ainda não posssui em seu cofrinho, moedas suficientes para comprar um modelo recém lançado, como o Motorola One Vision.

Motorola One - Veja aqui a ficha técnica completa

Motorola One Vision - Veja aqui a ficha técnica completa

Assista o review do Motorola One: