Parece que após problemas com as telas dobráveis da Samsung e de prazo da Huawei, o boom dos dispositivos com esse tipo de tela estacionou. 

O mesmo não posso dizer das soluções das empresas para o melhor uso das câmeras dos smartphones, primeiro a Samsung apareceu trazendo o Galaxy A80, que ainda não está sendo comercializado. 

Semana passada a Asus lançou o Zenfone 6 com o que a empresa chama de câmera Flip.

Agora parece que a Oppo está projetando o seu smartphhone que possui também as mesmas funções presentes no Samsung Galaxy A80 e no Asus Zenfone 6. Um sistema que possibilita a câmera girar 180 graus, mostrando assim a câmera para selfie do dispositivo.

Essa patente transita no WIPO (World Intellectual Property Office) desde o final de 2018, mas sua publicação apareceu dia 16 de maio de 2019, atualizada.

Imagens presentes na patente
Imagens presentes na patente

O sistema traz três câmeras, como indicado na descrição da patente. Duas câmeras de um lado e uma câmera do outro. Essa também é uma diferença entre os modelos já lançados, que possuem um sistema duplo de câmeras com seus sensores e flash.

Agora o mais estranho, juro que busquei outra palavra, mas tanto a câmera dupla quanto a câmera única podem ser usadas como uma câmera selfie e o mesmo acontece na parte de trás do smartphone.

Ao implementar uma câmera em ambos os lados, o usuário também mantém uma câmera na parte traseira em todos os momentos. A única coisa que não está clara na patente é se os dois lados podem funcionar de maneira simultânea.

O mecanismo que abriga as câmeras se estende para cima e, pode ser girado até 180 graus. Um motor é utilizado para isso, embora também seja possível que o sistema possa ser operado manualmente.

O usuário também poderá girar o sistema pela metade, para que a fotografia possa ser feita de diferentes ângulos. O sistema de câmeras rotativas também pode ser útil para tirar fotos panorâmicas. O Zenfone 6 já faz isso, vale lembrar. 

A patente original tem data ainda mais antiga. A solicitação foi feita em 2017 na China e foi aprovada. Logo em seguida a Oppo arquivou a patente junto a WIPO.

O fabricante chinês de smartphones tem uma atitude inovadora e já conquistou uma experiência considerável com câmeras extensíveis. Existe, portanto, uma chance real de que um smartphone Oppo de tela cheia com um sistema de câmeras rotativas também chegue logo no mercado.

A Oppo já usou um sistema de câmera flip no passado. O Oppo N1 foi lançado em 2013, podendo ser considerado o primeiro no mundo a ter um sistema de câmeras desse tipo. E, ainda, no ano seguinte trouxe o Oppo N3, mas pareceu não ser o momento certo para a solução, visto que nenhum outro smartphone da marca e, nem de outra, foi desenvolvido dessa maneira, até 2019 chegar com a Samsung e a Asus trazendo soluções obviamente mais atuais e com recursos que naquela época não foram pensados.