Há alguns anos a empresa de artigos esportivos Nike vem experimentando freqüentemente funções envolvendo realidade aumentada. Neste ano a empresa anunciou uma novidade que irá inovar o mercado de calçados através de seu aplicativo para smartphones chamado "Nike".

A Nike irá adicionar uma nova função no seu app chamada Nike Fit ao qual se utiliza de realidade aumentada. O software se utiliza de uma combinação de visão computacional, dados científicos, inteligência artificial e algoritmos de recomendação para escanear os pés do usuário e sugerir o calçado Nike ideal de acordo com os dados coletados.

Segundo dados de pesquisa da fabricante, mais de 60% da população usam calçados de tamanho errado. Mas isso está prestes a mudar com a sua nova aplicação que promete muito.

Imagens da nova funcionalidade que se utiliza de realidade aumentada
Imagens da nova funcionalidade que se utiliza de realidade aumentada

O uso da ferramenta Nike Fit funciona da seguinte forma: o usuário abre o app Nike, acessa a página do calçado que ele pretende comprar, ele verá no menu ao lado a opção que permite escolher o tamanho, nesta opção a pessoa verá a nova opção para medir seus pés através do app. Feito isso, a câmera do celular será aberta e aparecerá uma mensagem para o usuário ficar ao lado de uma parede, apontar a câmera para seus pés e esperar que o app nivele a área determinada para medir os pés com os pés do usuário. Depois que for reconhecido os pés do usuário e a superfície do ambiente em que ele está, o smartphone começará a escanear seus pés e finaliza informando o tamanho ideal para o calçado. Todo o procedimento demora cerca de menos de 1 minuto.

A nova função do app Nike é capaz de medir seus pés virtualmente com precisão de milímetros. A Nike afirma que está confiante com relação a nova função e tecnologia desenvolvida e pretende torná-la uma característica principal em seu app.

Mas não para por aí a função do Nike Fit, pois ele deixará salvo o tamanho dos seus pés e através de um QR code será possível informar com facilidade em lojas físicas as suas informações para que os vendedores façam o atendimento de forma mais eficiente e personalizada. Além disso, o app consegue informar quando há diferença de tamanho entre modelos de mesma numeração, pois ele sabe exatamente o tamanho dos pés do usuário.

Essa nova funcionalidade também impactará a compra de calçados para crianças, pois os pais poderão medir os pés dos filhos em casa e fazer pedidos online em vez de se deslocarem até uma loja para experimentar os calçados e descobrir qual servirá melhor. Como os filhos estão crescendo, é importante também fazer o processo de escaneamento a cada trimestre, semestre ou ano dependendo da idade em que eles estiverem.

A função Nike fit será lançada no mês de Julho nos EUA e no final do verão no hemisfério norte à Europa. Não há previsão ainda de quando a funcionalidade virá para o Brasil.

Fonte: Engadget