A Samsung Electronics, líder mundial em tecnologia avançada de semicondutores, apresentou hoje dois novos sensores de imagem de 0,8 micrôns (μm) - o Samsung ISOCELL Bright GW1 de 64 megapixels e o ISOCELL Bright GM2 de 48 megapixels.

Com a adição, a Samsung expande sua linha de sensores de imagem de 0,8 μm, o menor tamanho de pixel atualmente disponível no mercado, de resoluções existentes de 20 megapixels para resoluções altíssimas de 64 megapixels.

"Nos últimos anos, as câmeras de celular tornaram-se o principal instrumento para gravar e compartilhar nossos momentos diários"

Disse Yongin Park, vice-presidente executivo de negócios de sensores da Samsung Electronics.

"Com mais pixels e tecnologias avançadas de pixel, o Samsung ISOCELL Bright GW1 e o GM2 trarão um novo nível de fotografia para os dispositivos móveis mais modernos da atualidade, que aprimorarão e ajudarão a mudar a forma como registramos nosso dia a dia."

O ISOCELL Bright GW1 é um sensor de imagem de 64 megapixels que apresenta a mais alta resolução na linha de sensores de imagem de 0,8μm da Samsung.

Com a tecnologia Tetracell de fusão de pixels e o algoritmo remosaico, o GW1 pode produzir imagens brilhantes de 16 megapixels em ambientes de pouca luz e fotos de 64 megapixels altamente detalhadas em configurações mais brilhantes.

Para tirar fotos parecidas com a maneira como o olho humano percebe seu entorno em um ambiente de luz mista, o GW1 suporta alta faixa dinâmica em tempo real (HDR) de até 100 decibéis (dB) que fornece matizes mais ricos.

Novos Sensores da Samsung
Novos Sensores da Samsung

Em comparação, a faixa dinâmica de um sensor de imagem convencional está em torno de 60dB, enquanto a do olho humano é tipicamente considerada em torno de 120dB.

O GW1 é equipado com um Dual Conversion Gain (DCG) que converte a luz recebida em um sinal elétrico de acordo com a iluminação do ambiente. Isso permite que o sensor otimize sua capacidade total de poço (FWC), utilizando a luz coletada de forma mais eficiente, especialmente em ambientes claros.

Os resultados mais nítidos podem ser fornecidos por meio do Super PD, uma tecnologia de foco automático de detecção de fase de alto desempenho e a gravação em full HD a 480 quadros por segundo (fps) é compatível com vídeos cinematográficos lentos e suaves.

O ISOCELL Bright GM2 é um sensor de imagem de 48 megapixels que também adota a tecnologia Tetracell em ambientes de pouca luz e um algoritmo remosaico em configurações bem iluminadas, trazendo imagens altamente detalhadas com cores naturais e vivas. O GM2, como o GW1, também adota o DCG para desempenho adicional e o Super PD para foco automático rápido.

O Samsung ISOCELL Bright GW1 e o GM2 estão atualmente em fase de amostragem e espera-se que estejam em produção em massa no segundo semestre deste ano.