Esta semana o Google incluiu para os smartphones Pixel, em fase beta, 53 novos emoticons. Mas não são emojis quaisquer, eles têm um propósito do que se tem atualmente. Segundo o site Fast Company, as artes foram pensadas de maneira que os bonequinhos não pareçam ter sexo masculino ou feminino e até mesmo diferentes raças. Isso foi feito no intuito de criar algo universal, sem distinção de sexo ou raça.

O Google declarou que será adicionado os novos símbolos aos celulares com Android Q ao final deste ano.

Embora seja uma excelente iniciativa, a designer do Google, Jennifer Daniel, afirma ser uma tarefa muito difícil que por vezes não dá para evitar fazer uma arte sem gênero. Por vezes simplesmente a solução é aceitar que isso existe na sociedade e na cultura das pessoas.

Emojis
Emojis

Atualmente temos outro problema ainda por cima, que é a falta de algo universal em termos de arte para todos os sistemas operacionais de smartphones (Android e iOS). Há casos em que se manda, por exemplo, um personagem feminino em uma sauna de um celular Android para um aparelho com iOS e no iPhone chega o personagem como sendo do gênero feminino. Isso acaba distorcendo mensagens de várias pessoas e gerando desentendimentos por vezes.

Os emoticons surgiram no ano de 1999 com 176 símbolos no total, desde então eles caíram tanto no gosto dos usuários que atualmente temos mais de 3000 diferentes emojis disponíveis. Se você parar para pensar, fica até difícil para localizar tantos símbolos em um celular e por conta disso as empresas têm que "rebolar" para arranjar soluções mais práticas de se inserir os símbolos nas mensagens em meio a tantas opções.

Fonte: The Verge