A Samsung está estudando a possibilidade de colocar as câmeras frontais de seus próximos celulares sob o display. A informação foi dada pelo vice-presidente do Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa, Yang Byung-duk. 

Que diversos fabricantes de smartphones estiveram tentando ampliar o aproveitamento da tela todos sabemos. Para isso, tornou-se necessário diminuir o espaço ocupado pela câmera frontal. Algumas opções testadas até o momento foram: notch, câmeras pop-up e até mesmo um furo na tela (essa terceira inclusive usada pela própria Samsung em seu modelo Galaxy S10, por exemplo).

Mas se depender da sul-coreana, esse aproveitamento sofrerá um grande avanço - ao invés de parte do display ser ocupado pela câmera, o sensor ficaria escondido sob ela.

Galaxy S10 já ampliou o aproveitamento da tela ao disponibiliza-la como um furo no canto superior direito
Galaxy S10 já ampliou o aproveitamento da tela ao disponibilizar a câmera como um furo no canto superior direito

A ideia consiste em transformar a área por cima da câmera em algo transparente quando esta for ativada. Até o momento, no entanto, não se sabe como isso funcionaria, mas sabe-se que a novidade seria bem aceita por aqueles receosos com a ideia de uma câmera pop-up.

Ainda de acordo com Yang Byung-duk, a tecnologia está sendo desenvolvida de forma que não interfira no uso do display, mesmo quando a câmera estiver em funcionamento.

Apesar de serem apenas especulações e testes, a iniciativa da Samsung é promissora e com certeza atrairá inúmeros novos consumidores.