Oficina da Net Logo

7 Dicas para fotografar fogos de artifício no Réveillon 2019

Saiba como fazer belas fotos de fogo de artifício no Réveillon 2019.

Por | @oficinadanet Smartphones Pular para comentários

Muitas cidades brasileiras tem show de fogos no Réveillon, e a entrada de ano 2019 não vai ser diferente. Lugares como Rio de janeiro (RJ), Santos (SP), Florianópolis (SC) e Fortaleza (CE) tradicionalmente fazem queimas de fogos espetaculares, com vários minutos de duração. E se você vai passar a virada do ano em algum local aonde haverá o espetáculo, certamente vai querer fotografar fogos de artifício com o seu smartphone. 

7 Dicas para fotografar fogos de artifício

Capturar o brilho vermelho de um fogo de artifício não precisa de grandes estudos e técnicas. Aliás, isso pode ser muito divertido e, na verdade, é uma das coisas mais fáceis de se fazer. Mas, para voltar para casa com ótimas fotos, é sempre bom ter conhecimento de algumas técnicas importantes. E é delas que vamos falar aqui.

1. Escolha o local certo

Escolher o local certo é essencial se você quiser fotos de fogos de artifício que realmente impressionem seus seguidores nas redes sociais. Um horizonte da cidade, uma característica natural da paisagem ou uma ruína iluminada por holofotes podem ajudar a proporcionar uma sensação de ajuste e escala, ao mesmo tempo que fornecem um dispositivo de enquadramento útil.

Se fotografar em um ambiente urbano ou iluminado, a poluição luminosa dará a tudo um brilho amarelo e quente. Para se livrar disso, ajuste o balanço de branco para tungstênio (às vezes chamado de incandescente) na câmera, para que você tenha certeza de que as cores quentes da imagem são do próprio fogo de artifício, e não da luz ambiente. Se estiver gravando arquivos brutos, você sempre poderá corrigir o equilíbrio de branco no Adobe Camera Raw. Leia em destaque: Os melhores smartphones de 2018.

2. Tripé

Se possível, use um tripé, ou escolha um local firme para fixar seu smartphone ou câmera enquanto faz as fotos. Um disparo firme é essencial para fotografar fogos de artifício, porque permite iniciar cada exposição sem movimentar a câmera, e travar o obturador durante o tempo que for necessário.

t

Chegue cedo ao local aonde você assistirá o show de fogos, e tente ao máximo evitar as multidões. Contanto que o seu tripé se estenda o suficiente, uma maneira de contornar isso é levar uma banqueta ou escada para fornecer altura extra.

3. Use o modo “paisagem”

A câmera do seu smartphone tenta automaticamente encontrar um objeto no qual focar. E quando apresentado um céu preto sem características, a câmera não sabe o que fazer. Ao colocar sua câmera no modo “paisagem”, você estará pré-configurando o foco para o infinito e estreitando a abertura da lente, o que mantém os objetos próximos e distantes em foco.

d

Se o aplicativo da câmera do seu smartphone não tiver o modo paisagem, você deverá definir manualmente o foco para o infinito. Há uma opção de foco infinito com o aplicativo Câmera FV-5 (R$ 9,25 na Google Play) para Android. Para iPhones, você pode usar o Camera + (R$ 10,90 na App Store) e definir manualmente um ponto focal à distância.

g

Se você tiver acesso a uma câmera, vai querer procurar o modo "fogos de artifício". A maioria das câmeras tem um botão ou disco com “SCN” ou “Scene”. Caso contrário, você encontrará sob o botão "menu". Quando você coloca sua câmera no modo de cena, uma lista dos modos disponíveis irá aparecer na tela. Selecione aquele que se parece com um spray de fogos de artifício e/ ou diz "fogos de artifício". 

4. Desligue o flash e o HDR

Desligar o flash permitirá que a câmera do seu smartphone saiba que só tem luz disponível para tirar uma foto. Isso é importante porque a câmera manterá o obturador aberto por tempo suficiente para capturar os fogos de artifício. O HDR retarda as coisas, então é melhor mantê-lo desligado também.

5. Abaixe o ISO

Alto ISO aumentará a sensibilidade da câmera do seu smartphone para que ele possa ver os detalhes no escuro. No entanto, os próprios fogos de artifício são bem claros.

4

Portanto, para evitar a superexposição e reduzir o ruído, desative o ISO automático, e altere a configuração para ISO 100 ou inferior.

A configuração ISO geralmente é encontrada no menu principal ou nas configurações do aplicativo da câmera.

6. Evite o “Zoom.  

Utilizar o zoom durante a captura de fotos e amplia a foto, que resulta em uma falta de nitidez. Isso torna a foto mais granulada ou pixelizada a imagem, além de reduzir drásticamente a resolução.

7. Conheça os fogos de artifício

Os melhores fogos de artifício são aqueles que produzem uma explosão estelar limpa, então mantenha os olhos (e os ouvidos) atentos nos foguetes. Tente não incluir muitos fogos de artifício na mesma foto, pois o resultado pode parecer muito confuso.

Você tem Telegram? Então inscreva-se grátis aqui no canal do Oficina da Net e recebe todas as notícias pelo mensageiro.

MAIS SOBRE: #smartphones  #fotografia  #ano novo  #reveillon
Comentários
Carregar comentários