Uma autoridade da Samsung reiterou que a empresa pretende revelar o tão esperado telefone dobrável nesta semana em sua conferência de desenvolvedores, com a intenção de mostrar o telefone aos desenvolvedores e ao público para obter feedback antecipado. Embora o funcionário não identificado tenha admitido que essa era uma "abordagem diferente" para os lançamentos voltados ao consumidor que a empresa favorecia para seus principais aparelhos, eles disseram que era necessário, já que "o telefone dobrável é um conceito completamente novo em termos de design e experiência do usuário.

Como o anúncio é direcionado a desenvolvedores que precisarão reformular seus aplicativos se quiserem aproveitar ao máximo uma exibição dobrável, é improvável que vejamos um dispositivo pronto para o consumidor na palestra de desenvolvedor. Em vez disso, esperamos ver sua interface de usuário junto com as primeiras imagens detalhadas do telefone. Deve ser informação suficiente para começar a desenvolver aplicativos, mesmo que isso não seja suficiente para convencê-lo a comprar um dispositivo que pode facilmente custar cerca de US$ 2.000.

Com a expectativa de tornar o seu smartphone dobrável a próxima grande novidade, a Samsung manterá a sua política quanto aos produtos, mantendo-os altamente secretos e nesta semana, somente fornecerá alguns detalhes sobre os principais recursos do telefone para desenvolvedores de aplicativos.

O objetivo é obter um feedback crítico à medida que novas tecnologias exigirem que os desenvolvedores ajustem os aplicativos para garantir que eles funcionem sem problemas quando o telefone for dobrado em forma de tablet. A Samsung almeja acertar com o lançamento do telefone dobrável, esperando que ele reverta os declínios acentuados no lucro de sua divisão móvel e restaure parte do alto valor que sua marca perdeu para a Apple

O movimento representa maior cautela no planejamento de produtos, após uma recuperação dispendiosa para o Galaxy Note 7, propenso a fogo, em 2016. "Ao contrário de nossos principais produtos, o telefone dobrável é um conceito completamente novo em termos de design e experiência do usuário, o que requer uma abordagem diferente", disse um executivo da Samsung que não quis ser identificado.

"Antes de levá-lo ao mercado, queremos compartilhar com os desenvolvedores o que fizemos até agora e ver o que eles pensam", disse o funcionário. Os telefones dobráveis ​​mantêm a promessa de permitir que os consumidores façam um trabalho mais complexo que normalmente seria feito em um tablet ou laptop, mas com um dispositivo que se torna muito mais compacto. 

A gigante de tecnologia sul-coreana está entre as poucas empresas que sinalizaram que os telefones dobráveis ​​chegarão ao mercado em breve. Embora até agora não se sabe exatamente quando, os analistas esperam uma data de lançamento para o primeiro semestre de 2019, pois mais tarde a Samsung corre o risco de novos telefones da Apple roubarem seu trovão. 

A Huawei, da China, também informou que planeja lançar um smartphone 5G com uma tela dobrável em meados de 2019. Ambas, no entanto, foram postadas no post por Royole, uma empresa chinesa que está fazendo uma startup, que na semana passada revelou um telefone dobrável com uma tela de 7,8 polegadas, com preço de cerca de US $ 1.300. A empresa disse que começará a atender pedidos no final de dezembro, embora pouco se saiba sobre as vendas projetadas pela empresa. 

Lee Kyeong-tae, vice-presidente de comunicações móveis da Samsung, disse na semana passada que a interface do usuário do telefone será revelada em uma conferência anual para desenvolvedores de aplicativos, que será realizada em San Francisco na quarta-feira. Outro funcionário da Samsung com conhecimento do assunto disse à Reuters que será a primeira vez que imagens detalhadas do novo telefone serão apresentadas em público. As expectativas de que o telefone em si será exibido são, no entanto, baixas. Espera-se que as etiquetas de preço alto impeçam que os telefones dobráveis ​​se tornem imediatamente grandes sucessos, e alguns analistas duvidam que haja um grande apetite por esse produto.

Mas se a Samsung puder criar algum burburinho em torno dos novos telefones, seria uma solução bem-vinda para sua divisão de telefonia móvel, que na semana passada registrou lucro trimestral recuado em um terço, pressionado pela concorrência com a Apple e com concorrentes chineses com produtos com características semelhantes às da Samsung. 

A empresa de pesquisa Strategy Analytics prevê vendas globais de apenas 1,2 milhão de telefones dobráveis ​​no próximo ano, embora devessem subir para cerca de 64,9 milhões de telefones em 2023. Isso, no entanto, representaria apenas 3,5% das vendas globais de smartphones projetadas.

"Primeiro, a Samsung precisa mostrar smartphones dobráveis ​​comercialmente viáveis. Se eles se estabelecerem o suficiente para ocupar um lugar de destaque em produtos como a série S e a série Note, os dobráveis podem ajudar a reverter o negócio móvel de baixo desempenho da empresa ", disse Greg Roh, analista da HMC Investment & Títulos.

 Fonte: Reuters, The Verge