Atualmente, o Google Assistente está presente somente em dispositivos com as versões do sistema operacional Android mais recente.  Com isso, muitos aparelhos mais antigos ficam sem o assistente virtual, não possuem acesso aos recursos de inteligência artificial.

No entanto, isso deve mudar em breve com a chegada do Google Assistente também para estes smartphones mais antigos. Os smartphones com a versão Android 5.0 Lollipop, tablets com Android 7.0 Nougat e 6.0 Marshmallow vão poder utilizar o Google Assitente, pois a Google irá fornecer todo suporte a estes dispositivos.

Ainda não há data agendada para o Google Assistente chegar aos disposivos Android mais antigos no Brasil
Ainda não há data agendada para o Google Assistente chegar aos dispositivos Android mais antigos no Brasil

Lançado em 2014, o Lollipop está presente em aproximadamente 26% de todos os dispositivos Android e a versão Marshmallow existe em cerca de 30% dos dispositivos. Os primeiros a contarem com a atualização serão os aparelhos com Android 5.0 dos Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Cingapura, Canadá e Índia.

Mais tarde a atualização chegará para dispositivos do Brasil, Japão, Itália, Alemanha e Coreia do Sul. Já na próxima semana, os donos dos tablets com Marshmallow e Nougat vão receber o update, desde que sejam dos Estados Unidos e o idioma esteja definido para o inglês.

Ainda não há informações sobre uma possível data para a liberação da atualização para o Google Assistente aos dispositivos com as versões do Android 5.0, Marshmallow e Nougat, no Brasil.