O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), na última segunda-feira (6), sancionou uma lei que libera o uso de celular dentro das escolas do Estado. A intenção é incorporar os aparelhos aos novos métodos de ensino, ou seja, que sirvam de auxiliadores em atividades pedagógicas.

"A Secretaria de Educação tem feito um excelente trabalho de tornar a escola mais atraente para os jovens e de melhorar a qualidade do ensino. A internet no celular abre inúmeras possibilidades de atividades e pesquisa. Será um grande salto em benefício dos alunos", disse o governador.

Governo de SP diz sim para o uso de celular em sala de aula.
Governo de SP diz sim para o uso de celular em sala de aula.

O projeto em questão foi encaminhado pelo próprio governador Alckmin. Levando em consideração uma sugestão da secretaria de Educação, o governador propôs uma alteração na Lei 12.730/2007, que proibia o uso de aparelhos celulares em instituições de ensino sob comando do Estado.

A proposta foi aprovada pela Assembleia Legislativa em 11 de outubro e retornou ao gabinete do Executivo, assim, Alckmin, em companhia do Secretário de educação, José Renato Nalini, aprovou a medida.

O projeto agora segue outra iniciativa do Governo paulista, em que o plano tecnológico prevê a instalação de internet Wi-Fi em todas as 5 mil escolas do estado até o próximo ano.