O GPS que está presente nos smartphones deverá ficar ainda mais preciso nos próximos anos. A fabricante Broadcom, durante um evento realizado em Oregon, nos Estados Unidos, revelou uma nova geração do seu chip de posicionamento global.

Atualmente, o GPS dos smartphones mais avançados possui uma precisão que varia de três a cinco metros. Assim sendo, ele não é capaz de determinar exatamente nem em qual cômodo da sua casa você está, por exemplo, do mesmo modo se está acima ou abaixo de um viaduto.

No próximo ano, precisão de GPS será de até 30 cm.
No próximo ano, precisão de GPS será de até 30 cm.

O novo chip da Broadcom, no entanto, promete um nível de precisão de até 30 centímetros. Nomeado de BCM47755, segundo informações do site IEEE Spectrum, além de ser mais poderoso, irá consumir até 50% menos de bateria de smartphones.

O BCM47755, segundo a Broadcom, estará disponível em celulares que serão lançados no próximo ano, porém, não revelou quais modelos. A empresa não é uma das maiores fornecedoras de chips do mercado.

O The Verge cita que é pouco provável que tal tecnologia possa se tornar popular já em 2018. Isso só será possível quando a Qualcomm fizer a sua própria versão do chip BCM47755.