A maioria dos donos de smartphones possui um apego enorme a eles, sendo que costumam ter o máximo de cuidado com os seus aparelhos. Mesmo assim, não é difícil encontrar pessoas que, acidentalmente, acabam deixando-os caírem no chão.

Patente da Motorola.
Patente da Motorola.

A nova tecnologia poderá salvar essas pessoas desastradas. Uma patente recentemente descoberta da Motorola mostra que a fabricante estaria desenvolvendo, ou tem planos para isso, de fazer um aparelho capaz de se auto consertar através de indução térmica.

Telas poderão ser consertadas.
Telas poderão ser consertadas.

O funcionamento aconteceria da seguinte forma: Ao danificar a tela do aparelho, por exemplo, o usuário precisaria realizar um processo e não mais ter que levar para a assistência técnica.

Dica: Veja o review do Motorola Moto X Force

Ele precisaria apenas circular a rachadura na tela para mostrar ao dispositivo onde ele precisa ser reparado, e após reunir os componentes necessários para isso.

Tela autorreparável.
Tela autorreparável.

Após, através de um processo térmico o componente seria restaurado. Nos documentos da patente, a Motorola diz que nem todos os problemas poderão ser solucionados, mas que será possível "reverter, pelo menos, alguma deformação".

Isso significa que pequenas rachaduras na tela do smartphone poderão ser reparadas, porém, um trincamento mais grave somente com a troca do componente por completo.

A ideia parece bastante inovadora, mas mesmo assim, alguns problemas poderão surgir, como o ponto correto de aquecimento do aparelho para "soldar" a rachadura sem causar risco de explosão da bateria, por exemplo.