Vários indícios já davam conta que a Microsoft estaria abandonando o seu sistema operacional mobile. Nesta semana, uma nova confirmação sobre o fato. A novidade surgiu no formulário 10-k, enviado pela empresa à SEC, comissão regulatória do mercado financeiro dos Estados Unidos. Tal formulário é um documento que as empresas de grande porte e que possuem muitos acionistas precisam enviar à comissão.

A empresa, no documento, precisa dar uma "declaração de visão corporativa", sendo que ela retrata os seus objetivos futuros. "Nossa visão estratégica é competir e crescer criando plataformas e serviços inteligentes de primeira linha para uma nuvem inteligente e dispositivos conectados inteligentes [inteligent cloud and inteligent Edge, no original], com inteligência artificial", diz a Microsoft.

Windows Phone dando adeus?
Windows Phone dando adeus?

O parágrafo parece não conter nada de tão notável, porém, ele possui um forte contraste em relação ao documento emitido pela empresa no ano anterior, que diz o seguinte: "Nossa visão estratégica é competir e crescer como empresa de plataformas e produtividade para o mundo que tem a nuvem e dispositivos móveis em primeiro lugar".

A recente declaração não menciona os dispositivos móveis. Ela apenas comenta sobre "inteligent edge", um termo utilizado pela Microsoft para se referir a computadores e notebooks. Deste modo, na visão da rede de notícias CNBC, o documento serve como um novo indício de que a empresa abandou o mundo dos celulares.

Pode ser que, como sugere o MSPoweruser, a Microsoft deva considerar que já haja muita concorrência no setor, como a Apple e Google. Tudo isso pode demonstrar que a Microsoft esteja mudando o foco do setor mobile para inteligência artificial, termo que é mencionado três vezes na declaração de visão corporativa.