As tags de rastreamento de localização Bluetooth ajudam os usuários a encontrar itens pessoais por meio de redes de busca colaborativas. No entanto, houve casos de rastreamento indesejado de pessoas.

Para combater o uso indevido de tags de rastreamento de localização Bluetooth, Google e Apple apresentaram conjuntamente uma especificação proposta para a indústria. Isso permitiria que esses dispositivos fossem compatíveis com a detecção de rastreamento não autorizado e alertas nas plataformas Android e iOS. Samsung, Tile, Chipolo, eufy Security e Pebblebee manifestaram apoio à proposta, que oferece melhores práticas e instruções para fabricantes.

"Rastreadores Bluetooth criaram enormes benefícios para o usuário, mas também trazem o potencial de rastreamento indesejado, que requer uma ação de toda a indústria para resolver", disse Dave Burke, vice-presidente de Engenharia para Android do Google.

A especificação foi submetida como um rascunho na Internet Engineering Task Force (IETF) e, após um período de comentários de três meses, Google e Apple planejam lançar uma implementação de produção para alertas de rastreamento indesejado até o final de 2023, que será suportada nas futuras versões do Android e iOS.

O que é uma Tag de rastreamento bluetooth?

Foto de Duc Trịnh na Unsplash
Foto de Duc Trịnh na Unsplash

Uma tag de rastreamento Bluetooth é um dispositivo pequeno e portátil que se conecta a outro dispositivo, como um smartphone, por meio de uma conexão sem fio Bluetooth. A tag de rastreamento é geralmente fixada a objetos pessoais, como chaves, carteiras ou mochilas, para ajudar a localizá-los quando perdidos ou extraviados.

O dispositivo funciona com aplicativos no smartphone que podem mostrar a localização da tag de rastreamento em um mapa, facilitando a busca pelo objeto perdido. Além disso, o aplicativo também pode emitir alertas quando a tag de rastreamento estiver fora do alcance do smartphone, ajudando a evitar a perda do objeto em primeiro lugar.

Algumas tags de rastreamento Bluetooth também possuem um botão que pode ser pressionado para fazer o smartphone tocar, permitindo que você encontre seu telefone se ele estiver perdido nas proximidades. A tag de rastreamento pode ter um alcance de até 100 metros em áreas abertas e funciona dentro do alcance do Bluetooth, o que varia dependendo do ambiente e do dispositivo.

Fonte: Google