A Anatel decidiu barrar a entrada do aparelho Flipper Zero no Brasil. O Flipper Zero é um pequeno aparelho com tamanho e formato parecido ao dos finados MP3 players, mas que permite clonar sinais de NFC, RFID e outras radiofrequências. Embora seja recomendado para testes de segurança cibernética, o aparelho tem sido usado em práticas ilícitas, como destravar portas de carros, garagens e assim por diante.

Anatel decide barra entrada do Flipper Zero no Brasil

O Flipper Zero consiste em uma pequena estrutura, com uma tela monocromática de 128 x 64 pixels e um botão para controle de funções. Ele pode emular RFID e clonar comunicações de rádio, NFC, Bluetooth e sinais infravermelhos. Um dos principais objetivos do dispositivo é a realização de testes de penetração para identificar vulnerabilidades em redes, além de ser utilizado em pesquisas de segurança e desenvolvimento de protocolos.

Flipper Zero (Imagem: Reprodução/Flipper Zero)
Flipper Zero (Imagem: Reprodução/Flipper Zero)

A decisão da Anatel de proibir o equipamento no Brasil foi muito criticada pela organização americana EFF, de defesa dos direitos digitais, que afirmou que a criação, posse ou distribuição de ferramentas relacionadas à pesquisa de segurança não deve ser criminalizada ou restringida.

Mesmo que alguns consumidores tentem importar o produto, a falta de homologação da Anatel impede sua entrada no Brasil.

Entretanto, a Anatel reforça que o equipamento tem sido usa da forma errada por hackers maliciosos. De vez em quando um novo vídeo surge na internet onde mostra uma pessoa usando o Flipper Zero para acionar campainhas e destravar portas com chave digital. Por causa disso, a Anatel planeja emitir uma nota para explicar por que não homologa nem permite o a entrada do Flipper Zero no mercado brasileiro.

Fonte: Bleeping Computer, EFF