A Receita Federal emitiu um comunicado nesta quarta-feira (14), reforçando o alerta sobre novas falsas mensagens que estão circulando na internet em nome da instituição. O novo golpe na praça usa uma técnica antiga sobre divergências no Imposto de Renda e tem conseguido fazer algumas vítimas. Caso receba alguma cobrança de multa, a recomendação da Receita Federal e do Oficina da Net é não abrir ou responder essas mensagens.

Receita Federal alerta sobre novo golpe do IRPF

Essas mensagens falsas são formas que as quadrilhas especializadas em crimes pela internet utilizam para obter suas informações pessoais, como dados cadastrais, controle financeiro e fiscal, e que podem ainda instalar programas nos computadores das vítimas com o objetivo de monitorar, roubar e enviar tudo o que a pessoa acessa.

De certa forma, essas mensagens parecem ser reais, justamente por que usam o logotipo e endereço da Receita Federal. Mas mesmo que você acredite ser uma mensagem oficial, a recomendação é que você não clique em nenhum link.

O procedimento seguro é entrar no portal do contribuinte (e-CAC), com login e senha, e verificar se há alguma pendência no CPF ou imposto de renda.

A Receita Federal ainda dá as seguintes orientações:

  • não abrir arquivos anexados, pois normalmente são programas executáveis que podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais do usuário;
  • não acionar os links para endereços da Internet, mesmo que lá esteja escrito o nome da Receita Federal, ou mensagens como "clique aqui";
  • excluir imediatamente a mensagem.

Fonte: Receita Federal