Foram descobertos mais aplicativos Android que podem roubar sua senha, cookies e informações de identificação pessoal do Facebook. A informação veio através do relatório da Trend Micro, empresa multinacional que trabalha com cibersegurança, onde é dito que estes apps também são capazes de coletar informações de login de outros aplicativos.

No último relatório publicado pela Trend Micro, é detalhado o comportamento "altamente intrusivo" e malicioso de um novo grupo de cerca de 200 aplicativos para Android que contém um spyware conhecido como "Facestealer". Caso você esteja com algum deles instalado em seu celular, é recomendado que os desinstale e troque as senhas de todos os aplicativos do smartphone.

Aplicativos para Android que devem ser desinstalados o mais rápido possível

Embora o número de aplicativos maliciosos seja cerca de 240, os apps abaixo são os novos apps que foram adicionados à lista da Trend Micro. Os outros já foram denunciados e não são novidade.

  • Daily Fitness OL
  • Enjoy Photo Editor
  • Panorama Camera
  • Photo Gaming Puzzle
  • Swarm Photo
  • Business Meta Manager
  • Cryptomining Farm Your own Coin

Felizmente, estes aplicativos que contém malwares, além de outros títulos não divulgados no relatório, já foram expulsos pelo Google da Play Store, loja de apps do Android. Assim que a empresa soube dos riscos que os programas traziam para os usuários de celulares Android, a equipe responsável pela segurança da loja de aplicativos mobile entrou em ação e aplicou o banimento.

Porém, mesmo que o Google já tenha retirado os apps maliciosos da Play Store, não quer dizer que o problema foi totalmente resolvido, pois você pode estar com o aplicativo instalado em seu celular e ele pode ter coletado informações críticas de acesso. Ou seja, é importante que você desinstale estes apps e altere a senha do Facebook e outros aplicativos que estão instalados no telefone.

O que fazer para evitar aplicativos maliciosos na Play Store?

Alguns títulos que apresentam malwares, podem apresentar avaliações negativas na Play Store. Entretanto, essa não é uma solução infalível. Há aplicativos com média de 4,5 estrelas de avaliação, como é o caso do Photo Gaming Puzzle e do Swarm Photo, além de uma pontuação aceitável como a do Enjoy Photo Editor, um app que tinha mais de 100 mil instalações antes de ser banido.

Com relação aos aplicativos falsos de mineração de criptomoedas, o conselho é que não se deve confiar de maneira alguma em qualquer plataforma desse tipo sem antes ter certeza do que se está acessando. Para isso, é indicado fazer uma pesquisa sobre a plataforma, se há um histórico sólido de atividades, se há contas verificadas nas redes sociais etc.

Para aumentar mais a segurança ao utilizar aplicativos, é indicado utilizar uma solução de autenticação multifator (MFA). Para entender melhor o que é e como utilizá-la, confira nosso artigo e saiba todos os detalhes sobre este tipo de sistema, além de opções para já começar a fazer uso.

O que achou dos aplicativos denunciados com risco de roubo de dados? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!