A Kapersky está sendo banida dos EUA pela Comissão Federal de Comunicações (FCC ou Federal Communications Commission) dos EUA. A companhia especializada em segurança na internet entrou para a lista negra de empresas que são consideradas uma ameaça à segurança nacional. Esta é a primeira vez que a FCC adiciona uma entidade russa em sua seleção de bloqueio, onde a maioria das que estão lá são chinesas.

De acordo com Jessica Rosenworcel, presidente da FCC, a decisão de banir a Kaspersky faz parte dos esforços do órgão norte-americano para "fortalecer as redes de comunicação dos Estados Unidos contra ameaças à segurança nacional". Anteriormente Jessica chegou a alertar sobre possíveis ataques cibernéticos após a invasão da Ucrânia pela Rússia.

Kaspersky diz estar desapontada com a decisão da FCC

Foi publicado um comunicado à impressa pela Kaspersky dizendo que a empresa está "desapontada" com a ação da FCC. Segundo a Kaspersky, a decisão da Federal Communications Commission foi "uma resposta ao clima geopolítico em vez de uma avaliação abrangente da integridade dos produtos e serviços da Kaspersky". Além disso, foi dito também que "a Kaspersky continuará a garantir a seus parceiros e clientes a qualidade e integridade de seus produtos".

Sobre a Kapersky

Fundada em 1997 por Eugene Kaspersky, Natalya Kaspersky e Alexey De-Monderik, a Kaspersky Lab surgiu em Moscou, Rússia. Trata-se de uma empresa especializada no desenvolvimento de softwares antivírus. Originalmente, o programa desenvolvido pela companhia chamava-se AVP, mas como uma empresa dos EUA registrou a marca AVP no país, decidiu-se que o software se chamar-se-ia Kaspersky Anti-Virus.

De acordo com a Kaspersky, ela é "a maior empresa provada de segurança cibernética do mundo". Segundo a companhia, seu trabalho ajuda a proteger mais de 400 milhões de usuários e 240 mil empresas.

Fonte: Bloomberg