Um novo vazamento volta a aterrorizar a sociedade do mundo digital. Desta vez, mais de 8 bilhões e 400 milhões de senhas foram vazadas na rede, tornando-se o maior vazamento de dados pessoais da história. De acordo com especialistas, os dados foram capturados e salvos em um arquivo de texto de 100GB, e mais tarde compartilhado em um fórum de hackers.

Nunca na história da segurança cibernética houve um vazamento tão significativo. O caso foi chamado de RockYou2021, por conta do incidente ocorrido em 2009 que também ficou conhecido como RockYou, mas que havia compartilhado aproximadamente 32 milhões de senhas. A informação vem do site Cyber News, empresa especializada em cibersegurança.

Como conseguiram um número tão grande?

Os especialistas em segurança cibernética acreditam que esses códigos de segurança vinham sendo reunidos ao longo de anos, como uma espécie de coletânea de vazamentos anteriores.

O Cyber News ainda explica que essa prática pode estar ligada a construção de um "dicionário" de acessos para facilitar os ataques, potencializando um grande impacto na sociedade, principalmente para quem usa a mesma senha em várias contas.

Fique alerta! Já renovou suas senhas?

A melhor precaução é manter suas contas com senhas seguras e fortes, trocando regularmente pelo menos a cada ano. Senhas que reunem números, caracteres e letras maiúsculas e minúsculas são as mais eficientes. Procure não utilizar datas de aniversários de conhecidos, nomes de parentes, cônjuge e coisas assim. Também evite utilizar a mesma senha em diferentes portais, como redes sociais, contas de email e até bancos.

Dica!

Confira o nosso artigo que explica como criar senhas seguras;