Muitos de nós ficamos inseguros ao comprar durante o evento de grandes promoções chamado Black Friday (sexta-feira negra). O evento originário dos EUA ocorre um dia depois do "Dia de ação de graças" (Thanksgiving Day), que é na última sexta-feira do mês de novembro. Essa dúvida ocorre pelo fato de que no Brasil, ao tentarem imitar o evento norte americano, falharam miseravelmente, pois as lojas praticavam preços que não eram de fato promocionais e sim o famoso valor "pela metade do dobro".

Para que você, leitor, não seja enganado, serão dadas 5 dicas abaixo que poderão auxiliá-lo a diminuir as chances de não ser enganado e realizar uma boa compra.

1 - Verificar a oscilação de preço durante um período de pelo menos 6 meses

É importante que se faça um monitoramento da oscilação de preços do produto desejado, pois dessa forma você saberá se realmente o gadget está realmente abaixo do preço que ele "sempre esteve". É importante que você realize uma pesquisa de forma periódica (uma vez por mês pelo menos) nos sites de cotação para verificar os sites que costumam fazer os melhores preços. Assim, será possível filtrar os sites que você deve acessar com mais frequência para a verificação de valores cobrados.

Outra maneira de verificar os preços é através de sites comparadores de preços como, por exemplo, o Buscape, o Zoom, o Jacotei, o Google Shopping, entre outros. Estes sites geralmente mostram um gráfico de oscilação do preço do produto ao longo dos meses do ano. Porém, embora a funcionalidade seja útil, cada site possui uma lista diferente de lojas em que são realizadas as buscas, então é recomendado que você confira em mais de um site os valores do produto desejado.

2 - Conferir se o site é realmente o oficial e não um fake

É importante verificar se o site que você está acessando é oficial ou não, pois existem cópias quase idênticas dos mesmos com o intuito de enganar os consumidores e roubar o seu dinheiro. Uma maneira fácil de se evitar esse tipo de inconveniente é acessar os meios de comunicação da loja com o cliente como, por exemplo, e-mails de compras que você tenha feito (ou de propagandas que você receba) e canais oficiais (geralmente com verificação de autenticidade) nas redes sociais (Instagram, Twitter, Facebook, YouTube).

3 - Pesquisar sobre o produto para saber se realmente vale a pena

É importante antes de se pesquisar a oscilação de preços dos produtos verificar se realmente o item desejado vale realmente a pena, pois por vezes o barato pode sair caro. É recomendado que você:

  • Pesquise os modelos existentes no site do fabricante para ter uma noção do todo e verifique suas características.
  • Leia análises (reviews) sobre o produto em sites especializados.
  • Leia comparativos de produtos em sites especializados.
  • Busque opiniões de terceiros (confiáveis) que já possuíram o produto para saber sobre a experiência que a pessoa teve durante a utilização.

É importante pesquisar o que foi citado acima tanto no Google quanto nas redes sociais (Instagram, Twitter, Facebook, YouTube).

4 - Analisar as condições de entrega para não ser enganado

Atualmente estão havendo muitos casos em sites como Mercado Livre, Americanas, Submarino, etc, em que são vendidos produtos que não se encontram em território nacional a pronta entrega e sim no exterior. Isso se deve, excluindo o Mercado Livre, aos sites que possuem Marketplace, onde há diversas lojas de terceiros vendendo dentro do site, ou seja, a confiabilidade destas lojas pode não ser a mesma do site que abriga elas. Estes vendedores, por vezes não deixam claro se o produto está no Brasil ou no fora do país, e é aí que se tem que tomar os devidos cuidados.

Para evitar ser enganado ao comprar os produtos:

  • Sempre verifique o prazo de entrega, desconfie de prazos muito longos.
  • Confira as condições de entrega, pois você corre a chance de ter de pagar impostos quando o produto chegar (caso o produto seja importado)
  • Desconfie de preços muito abaixo do mercado, geralmente estes são importados e você correrá o risco de ser obrigado a pagar encargos fiscais.

5 - Veja se há cupons para utilizar no site

É sempre bom verificar se há cupons oferecidos pelas lojas durante a Black Friday, pois assim você terá um "desconto em dobro". Para conferir se existem cupons disponíveis:

  • Acesse as redes sociais da empresa (Instagram, Twitter, Facebook, YouTube)
  • Verifique se recebeu e-mails promocionais (há promoções exclusivas para e-mail)
  • Pesquise no Google em sites especializados em buscas de cupons.

Dica extra

Tente acessar o site através do seu smartphone e através do seu computador. Os preços podem variar consideravelmente.