Já estamos acostumados com golpes que circulam no WhatsApp envolvendo o nome de grandes instituições financeiras. Mas agora, pelo que parece, os golpistas estão usando nomes de sites verdadeiros para enganar os usuários, e fazer seus golpes parecerem mais verdadeiros. O novo golpe em questão envolve os nomes do Nubank, uma grande instituição financeira de crédito, e o portal de notícias financeiras "Seu Crédito Digital".

O caso foi investigado pelas empresas de segurança digital PSafe e dfndr, que confirmam os mais de 25 mil acessos oriundos da falsa promoção do Nubank. No texto da mensagem, era divulgado que o banco digital está supostamente comemorando seu aniversário com a distribuição de 2000 convites, no qual estes usuários receberiam um cartão de crédito da instituição com limite de R$ 12 mil e aprovação imediata, sem consulta ao SPC ou Serasa.

NUBANK GOLPE SEU CREDITO DIGITAL

Nome do site 'Seu Crédito Digital' foi usado indevidamente

Conversamos com um dos proprietários do site Seu Crédito Digital, que afirma não ter nenhuma relação com o golpe. Pelo contrário, o portal é dedicado a trazer informações verdadeiras e esclarecimentos financeiros para a população, sempre combatendo qualquer tipo de golpe. Em nota, o 'Seu Crédito Digital' disse:

"É importante reafirmarmos que somos um site de notícias diárias, portanto, não oferecemos empréstimos ou crédito para ninguém. Recebemos relatos de leitores e identificamos algumas empresas na Internet que utilizam nosso nome ou marca para aplicar golpes, oferecendo serviços que não prestamos. Em relação a isso, estamos tomando as devidas providências legais."

Além disso, o Seu Crédito Digital publicou um vídeo em seu canal oficial no YouTube, reinterando que são um portal que visa trazer esclarecimento à população, inclusive com dicas de como não cair em golpes como este.

Mais de 25 mil vítimas do golpe da aprovação imediata no Nubank

Na última quarta-feira (28), por volta das 11h da manhã, os responsáveis pelo site Seu Crédito Digital notaram um grande volume de acessos oriundo do site "convitenu.online", já removido do ar. Como você pode ver na imagem abaixo, o site redirecionava os usuários para uma notícia do portal.

GOLPE SEU CREDITO DIGITAL NUBANK

A equipe do site analisou o link em questão e verificou que o golpe redirecionava automaticamente os usuários para o site, sem nenhum consentimento do Seu Crédito Digital.

Aproximadamente 4 horas depois, o site conseguiu bloquear o redirecionamento para o seu endereço de IP, e o link automaticamente foi direcionado para outro domínio (https://clubedocredito.net), que ainda não se conhece a responsabilidade, mas já se sabe que é registrado no estado do Rio de Janeiro.

Nos comentários do artigo para o qual eram direcionados os acessos fraudulentos, alguns usuários pareciam indignados por não terem finalizado o convite para o cartão de crédito do Nubank.

comentarios

Posicionamento do Nubank

A Nubank se pronunciou sobre a situação, e informou que nunca distribui convites de seus produtos pelas redes sociais ou com aprovação imediata. O banco ainda se coloca à disposição das autoridades para esclarecer e contribuir com a investigação, além de coibir golpes como esse.

Se você ver um golpe usando o nome do cartão de crédito Nubank, sempre procure os canais oficiais de atendimento, que são o chat, email ou telefone, e informe o que está acontecendo.

Como se proteger de golpes no WhatsApp?

Primeiramente, jamais clique em links suspeitos ou em promoções muito vantajosas, com links desconhecidos enviados pelo WhatsApp. Também evite compartilhar informações pessoais, apenas em sites de extrema confiança.

Dica: 5 dicas para não cair nos golpes mais comuns de WhatsApp em 2021.

Para evitar ser mais uma vítima de golpes no WhatsApp e em outras redes sociais, você deve ligar para o seu contato que lhe mandou a mensagem e perguntar se realmente foi ele quem mandou a mensagem.

Além disso, é importante se proteger com um bom software antivírus, para isso, vale a leitura do artigo: Os 10 melhores antivírus para Android de 2021.