A Avast detectou um golpe em um aplicativo para Android. Segundo a companhia de segurança, o Number Finder vendia um serviço, mas não o cumpria.

Esse aplicativo se dizia capaz de identificar números de chamadas telefônicas desconhecidas. Para ter acesso às informações da pessoa que fez a ligação, o usuário precisava informar seu telefone e pagar uma assinatura mensal.

A Avast explicou que ao baixar e iniciar o aplicativo, duas opções eram oferecidas ao usuário: a de se registrar em um plano premium e a de seguir sem o pagamento. Caso a pessoa optasse por não pagar, o app rodava "normalmente".

 

Aplicativo Number Finder dizia ser capaz de identificar números desconhecidos.
Aplicativo Number Finder dizia ser capaz de identificar números desconhecidos.

Era solicitado então o número de telefone que estava incomodando a pessoa. Quando este era informado, aparecia a mensagem "uma pessoa está conectada com esse número" - o que fazia com que o usuário quisesse pagar pelo app para ver quem era.

A questão é que o Avast inventou um número e colocou no aplicativo... e a mesma mensagem foi mostrada. Além disso, a empresa verificou comentários no Google Play de pessoas que pagaram pela versão premium e também não tiveram o serviço cumprido. Ou seja, de acordo com a Avast, "o aplicativo não tem outra funcionalidade para oferecer ao assinante".

Segundo apurado pelo Oficina da Net, o aplicativo Number Finder não está mais disponível na Play Store.
Segundo apurado pelo Oficina da Net, o aplicativo Number Finder não está mais disponível na Play Store.

O Number Finder era um aplicativo relativamente famoso na Play Store, com mais de 11 milhões de downloads feitos. A Avast reportou o problema para a equipe da Google, que já removeu o app do ar - segundo apurado pelo Oficina da Net.

Além disso, a Avast recomenda ao usuário que possuem o Number Finder deletá-lo imediatamente. Caso uma assinatura tenha sido feita, é essencial cancelá-la o mais rápido possível. Por fim, a empresa de segurança aconselhou usuários, dizendo que "para evitar ser vítima de fraudes como essa, é recomendado que sempre verifiquem as avaliações e classificações dos aplicativos na Google Play e na App Store da Apple, antes de fazer o download deles".

Fonte: avast