Não importa o tamanho de sua empresa, não há como se livrar do fato de que os gastos na cibersegurança, ou os gastos digitais para abreviar, são uma parte necessária de sua verba. Se a sua firma for grande, ela será vista como um troféu gigantesco para os cibercriminosos e os hackers. E se for pequena, ela será vista como um alvo fácil ou uma vitória rápida para a mesma galera. 

O seu dever é fazer com que nada disso aconteça, ou seja, entender quais são os seus recursos, quais são as barreiras, quanto dinheiro você precisa gastar, e como aproveitar essa verba para adquirir o que precisa ser adquirido para lhe proteger. 

Algumas coisas na cibersegurança são gratuitas para as empresas, mas você pode reduzir drasticamente os custos de sua proteção e a proteção do seu negócio tomando as medidas necessárias e mapeando o seu plano de ataque.

Segurança digital

 

Os números e o bom senso

Algumas estatísticas que você pode analisar sobre a cibersegurança no mundo dos negócios.

  • 92% do malware é distribuído por e-mail
  • 56% das decisões na área de TI são feitas com a alegação de que os ataques e golpes de phishing são a ameaça de maior prioridade
  • Leva em média 191 dias (mais de seis meses) para que as empresas identifiquem uma falha de segurança digital

O conhecimento é a força

A melhor arma que toda empresa tem contra os cibercriminosos e os hackers é a sabedoria humana. A primeira coisa que toda empresa deve fazer ao lidar com uma ameaça cibernética é equipar os funcionários com a sabedoria de como reconhecer os tipos de malware e golpes de phishing, além dos e-mails fraudulentos, das chamadas telefônicas falsas, e de outros golpes clássicos. Quanto mais informados forem os seus funcionários e mais atentos eles estiverem quanto a alguma atividade suspeita, menos serão os possíveis danos causados à sua empresa.

Produtos ajustáveis

Ninguém quer comprar um par de jeans três vezes maior que o próprio tamanho e depois vesti-los em público, esperando que eles cresçam para caber neles. O mesmo vale para os seus produtos de segurança. O que maioria das empresas realmente querem é algo que caiba nelas agora, mas que possa ser ajustado e crescer junto com a empresa. Os produtos baseados em nuvem são a melhor escolha, já que eles podem ser ajustados dependendo das necessidades de sua empresa. Isso quer dizer que na mesma medida em que a sua empresa vai adicionando mais computadores, mais funcionários, mais dados, mais servidores, ou seja lá o que for, você pode ir adicionando mais protocolos de segurança instantaneamente para caber na conta. E se você precisar cortar custos, a segurança também pode se ajustar a isso, em vez de ficar pagando por recursos que você não vai usar.

Antivírus é uma prioridade

Não importa o que você faz, qual serviço que você oferece, ou onde você trabalha, a segurança de um antivírus com detecção de malware é uma necessidade absoluta para a sua empresa. Esses pacotes de segurança são a defesa principal do seu sistema, protegendo-o de ataques distribuídos, da infecção de um malware, ou de qualquer outra ameaça ao seu sistema. Se você não tem certeza sobre qual tipo de antivírus você precisa, vários possuem um modo de avaliação gratuita para lhe dar um gostinho de como o pacote completo funciona antes que você possa se comprometer financeiramente. Certifique-se de pedir a todas as partes interessadas em todas as unidades do seu negócio para lhe apoiar nessa decisão, já que o antivírus precisa proteger a todos para que tenha êxito.