De acordo com um relatório de segurança divulgado pela Kaspersky, cerca de 33 tipos diferentes de malwares foram encontrados em arquivos compartilhados de séries em grandes portais de torrents. Quem lidera a lista é o popular show da HBO, Game of Thrones. Completando a lista, The Walking Dead, The Big Bang Theory, Suits, estão entre as mais populares.

O relatório mostra que Game of Thrones conta com 17% das infecções digitais, afetando aproximadamente 20 mil usuários. A série da HBO aparece mais problemática em downloads do primeiro e últimos episódios de cada temporada. O episódio Winter is Coming, o primeiro da série, é o que tem mais reincidência.

Atenção! Torrents de Game of Thrones estão cheios de malwares.
Atenção! Torrents de Game of Thrones estão cheios de malwares.

O melhor modo para evitar a infecção é assistir séries através de serviços de streaming autorizados. Mas, para quem utiliza outros meios, a Kaspersky recomenda que o usuário esteja atento na hora de realizar o download, sendo necessário checar se o site é mesmo legítimo antes de baixar algo através dele. Além disso, é recomendado que seja verificada a URL e se a grafia estão corretas para garantir que o site não é falso e observar se a terminação não está em ".exe".

A Kaspersky diz que o número de pessoas infectadas por malwares no ano passado através de séries de TV chega a 126.340. Mesmo sendo um número menor do que em 2017, a empresa de segurança espera "uma nova onda de atividade maliciosa acompanhando o lançamento da temporada final de Game of Thrones, em abril de 2019".