Enviar um e-mail não criptografado costuma ser comparado a um cartão postal, pois qualquer pessoa que queira ler ele só precisa ver. Obviamente, isso não é bom, especialmente quando você precisa enviar informações pessoais para outra pessoa, como seus dados bancários. A maneira de obter total privacidade é criptografar seu e-mail, e há várias maneiras de fazer isso. 

Vamos explicar como garantir a segurança na troca de mensagens e mostrar uma maneira extremamente fácil de enviar uma mensagem criptografada que se auto-destruirá 30 segundos após a abertura, assim como em Missão Impossível.

Tenha em mente que a maioria dos serviços de mensagens instantâneas agora é criptografada de ponta a ponta, incluindo Skype, WhatsApp e Facebook Messenger (além do iMessage para usuários da Apple). Então, se você precisar enviar uma mensagem privada, pode ser mais fácil fazê-lo em um desses serviços.

A maioria de nós usa e-mail porque é conveniente e fácil de recuperar, a partir de quase todos os dispositivos que usamos. Por isso, é bom saber que existem opções abertas para usuários do Gmail e do Outlook.

O que é criptografia?

Na computação, a criptografia é o método pelo qual um texto simples ou qualquer outro tipo de dados é convertido de um formato legível para uma versão codificada, que só pode ser decodificada por outra entidade se tiver acesso a uma chave de descriptografia. A criptografia é um dos métodos mais importantes para fornecer segurança de dados, especialmente para proteção de ponta a ponta de dados transmitidos entre redes.

 

A criptografia é amplamente usada na Internet para proteger as informações do usuário enviadas entre um navegador e um servidor, incluindo senhas, informações de pagamento e outras informações pessoais que devem ser consideradas privadas. Organizações e indivíduos também costumam usar criptografia para proteger dados confidenciais armazenados em computadores, servidores e dispositivos móveis, como telefones ou tablets.

Como funciona a criptografia

Os dados não criptografados, geralmente chamados de texto simples, são criptografados usando um algoritmo de criptografia e uma chave de criptografia. Esse processo gera um texto cifrado, que só pode ser visualizado em sua forma original se descriptografado com a chave correta. A descriptografia é simplesmente o inverso da criptografia, seguindo as mesmas etapas, mas invertendo a ordem em que as chaves são aplicadas. 

 

Como enviar e-mails criptografados no Gmail

Em 2014, o Google anunciou que estava fazendo a criptografia no Gmail como configuração padrão de todos os usuários. Isso significa que, desde que você esteja usando os aplicativos oficiais do Gmail ou acessando o Gmail por meio do navegador Google Chrome, seu e-mail já estará criptografado.

Mas isso só vale se o destinatário também estiver usando os aplicativos do Google. Depois que o e-mail sair dos servidores do Google, por exemplo, quando você o enviar para o seu amigo que usa o Yahoo Mail, a criptografia não será mais aplicada, pois, caso contrário, o destinatário não conseguirá lê-lo. 

Portanto, embora isso seja certamente um grande passo em direção à segurança, ele deixa alguns buracos bastante grandes que podem comprometer sua privacidade.

Ainda há o problema de que o próprio Google, ou pelo menos o software criado pela empresa, verifica seus e-mails em busca de palavras-chave para que possa veicular anúncios que sejam aplicáveis ​​aos seus interesses. 

De muitas maneiras, é o preço que você paga pelo serviço gratuito. O Google, é claro, afirma que o conteúdo nunca é realmente lido por uma pessoa, mas se você está preocupado com a santidade dos dados, pode ser melhor usar um plugin como o Snapmail.com (veja mais sobre ele no final do artigo).

Como enviar e-mails criptografados no Outlook

Não é surpreendente encontrar recursos internos para criptografia no Outlook para quem usa uma assinatura do Office 365. Configurá-lo é um pouco mais desafiador, mas é como alterar qualquer recurso de segurança. A primeira coisa que você precisa fazer é trocar assinaturas digitais com o destinatário, para que ambos possam descriptografar as mensagens. Para isso, você precisará proteger mensagens usando uma assinatura digital no site da Microsoft. 

Após fazer isso, você pode escrever seu e-mail e, quando estiver pronto para enviá-lo, selecione Opções > Mais Opções > Opções de Mensagem > Configurações de Segurança > Criptografar o conteúdo e os anexos da mensagem.

Infelizmente, esses recursos não estão disponíveis no Outlook.com ou no aplicativo Mail para o Windows 10, pois são restritos a assinantes pagos.