Nesta terça-feira (25), a Mozilla lançou um serviço que tem como objetivo garantir uma maior segurança aos usuários. Nomeado de Firefox Monitor, o sistema monitora a web e comunica o usuário sempre que o seu nome aparecer em algum vazamento de dados.

O uso do recurso é bastante simples, sendo necessário apenas informar um e-mail no campo em branco e clicar em Scan para que o Monitor realize uma pesquisa rápida no banco de dados. Em seguida, a página exibe quais os vazamentos recentes o endereço foi mencionado e quais foram as informações que foram divulgadas, como senhas, eventuais documentos, nomes de usuário, entre outros.

Firefox Monitor avisa se os seus dados foram roubados.
Firefox Monitor avisa se os seus dados foram roubados.

Os dados em questão são fornecidos pelo site Have I Been Pwnd, que é mantido pelo especialista em segurança Troy Hunt desde 2013.

Quem possui alguma preocupação quanto o vazamento de dados na web, fica indicado o uso do serviço. O usuário, com isso, logo passa a saber se as suas informações estão a perigo, e se é necessário alterar as senhas dos serviços.

Vale mencionar que o ideal é ter uma boa disciplina no uso de senhas, como usar senhas exclusivas para os serviços online.

O Firefox também não é o único serviço a oferecer uma correção para o problema. Uma atualização do Google Chrome disponibilizou um gerador de senhas diretamente no navegador, tudo isso para incentivar aos usuários a melhora de hábitos em relação ao uso de senhas.

Fonte: The Verge