Ao que tudo indica, cibercriminosos vem modificando a maneira de aplicar golpes, isso porque até então tínhamos casos de golpes aplicados com o intuito de roubar informações dos usuários, como dados bancários, senhas, dados de cartões de crédito. Agora, os golpes tem como objetivo capturar o plano de dados de usuários, isso mesmo, já em outros casos, os cibercriminosos conseguem ate mesmo drenar a bateria de aparelhos.

De acordo com informações da Kaspersky Lab, somente nos últimos 12 meses, os golpes aplicados em celulares e dispositivos móveis cresceram 31,3%. A empresa ressalta que o invasor consegue se conectar ao dispositivo da vítima e então explorar o seu conteúdo, configurando o aparelho para trabalhar para o cibercriminoso.

A prática ocorre principalmente através de anúncios não solicitados, no caso, adware, com o objetivo de roubar planos de dados, energia das baterias, além de obstruir o trabalho normal do aparelho. Além disso, ao mesmo tempo podem extrair senhas e dados de cartões de crédito.

Dispositivos Android tem maior número de vítimas.
Dispositivos Android tem maior número de vítimas.

Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky, diz que os usuários de dispositivos Android são as maiores vítimas. Ele explica que o sistema operacional da Google tem problemas mais recorrentes de segurança em comparação com o iOS da Apple.

Medidas Preventivas

De acordo com o analista de segurança, um dos cuidados que o usuário de aparelhos Android deve ter é não baixar aplicativos fora das lojas oficiais, o que aumenta e muito as chances de ter o aparelho infectado. Ele ressalta ainda que as pessoas não têm consciência de como é importante a instalação de um aplicativo de segurança no seu dispositivo móvel.

A grande maioria dos ataques ocorre quando o usuário acaba por acessar links por intermédio de redes sociais ou realiza a instalação de um aplicativo infectado com vírus. Outro alerta feito pelo especialista diz respeito ao perigo dos processos que visam alterar configurações de fábrica para instalação de aplicativos piratas.

Entre os demais cuidados, busque sempre duvidar de mensagens que ofertam dinheiro ou prêmios, sempre consulte a fonte oficial da oferta. Analise sempre o texto das mensagens, para ver se não apresentam erros de Português, o que não maioria das vezes indica ser uma mensagem falsa.