A rede social Facebook, ao que tudo indica, está mesmo de olho nas páginas, usuários e nos serviços da plataforma. Isso porque logo após a remoção das páginas ligadas à Rússia e ao Irã, a companhia responsável por administrar a rede social resolver anunciar a remoção do que não segue os termos de uso do site.

Com isso, a rede social revelou que mais de 400 aplicativos acabaram sendo suspensos desde o mês de março deste ano. Sabemos que tal medida está relacionada com o caso da Cambridge Analytica, após a descoberta do uso de dados por terceiros, violando os termos de privacidade. Com isso, a plataforma ressalta que as remoções se devem há "preocupações sobre os desenvolvedores ou sobre como eles podem ter usado as informações que as pessoas escolheram compartilhar dentro deles".

Entre os banimentos, está um aplicativo chamado myPersonality que realiza testes de personalidade, acumulando assim as informações sobre o comportamento do usuário e armazenando os dados, o mesmo estava presente no Facebook desde 2012.

Questões levantavam dados de usuários em teste de personalidade
Teste de personalidade é banido do Facebook

Vale ressaltar que especialistas em segurança já estavam desconfiados sobre o aplaicativo desde maio deste ano, após o aplicativo ter exposto dados de mais de 3 milhões de usuários, onde constavam inclusive íntimas. Como atrativo, o site myPersonality fazia perguntas com a proposta de fornecer um perfil psicológico onde se encaixam as características do usuário "x".

Ime Archibong, vice-presidente de parcerias de produto do Facebook, ressaltou que o myPersonality faltou em relação a auditoria interna da rede social "eles compartilharam informações com pesquisadores e empresas".

Portanto, em breve mais de 4 milhões de usuários que tiveram seus dados coletados pelo myPersonality, provavelmente, serão notificados pela hipótese de uso ilegal dos dados.