O Brasil está de parabéns! Na Cyberlympics 2017, que aconteceu em Amsterdã, na Holanda, durante esta semana, com a final realizada na última quarta-feira (27), o Brasil acabou conquistando a quinta colocação e o primeiro lugar da América Latina.

A quinta colocação do Brasil foi graças a equipe da empresa de cibersegurança Morphus Labs, nomeada de H3xPr0ph3ts. O Exército Brasileiro, com a equipe Proteus, ficou em 11° lugar, e em segundo da América Latina.

Brasil conquista 5ª colocação em competição hacker
Brasil conquista 5ª colocação em competição hacker

"A Cyberlympics é uma competição global de hacking, e as provas são no estilo Capture The Flag (CTF). A equipe H3x Pr0ph3ts enfrentou times da Rússia, Estados Unidos e de outros países", disse a equipe da Morphus.

"O jogo começou com um desafio físico, no qual os participantes precisavam abrir um cadeado sem nenhuma ferramenta, além de ler uma tarja de cartão de crédito com as mãos. Sem nada digital ou leitor apropriado. Esse era o desafio para entrar no jogo e apenas metade das equipes fizeram", explica Pedro Prudêncio, que é Diretor da Morphus. Neste ano, 200 equipes estavam disputando o torneio.

A equipe da Morphus que disputou a Cyberlympics 2017 é formada pelos seguintes hackers: Juan Carlo Arruda Veloso Morais, Saulo Rangel Ferreira Hachem, Rodrigo Lacerda Magalhães, Pedro Prudêncio, Leandro Jales Martins e Danilo Salles.

No campeonato, vários desafios são propostos em áreas diversas, como Forense Digital, Exploração de Aplicações Web, Análise de Malware, Engenharia Reversa, Criptografia, entre outras.