A segurança é um ponto bastante preocupante por partes das empresas de tecnologia, sendo que por mais que se esforcem, alguma brecha acaba sendo explorada por hackers. O vazamento de informações de clientes não é algo incomum na internet, também vimos a HBO sofrer com os seguidos vazamentos de Game of Thrones. O episódio mais recente desse tipo de situação envolve a invasão dos servidores da VEVO.

O diferencial desta invasão é que o fato acabou ganhando proporções maiores em razão da atitude de um dos funcionários da marca.

Vevo sofre ataque cibernético
Vevo sofre ataque cibernético

Após a invasão do alvo, o grupo OurMine, que reinvidicou o ataque, entrarou em contato com a VEVO para mostrar que as medidas de proteção poderiam não estar adequadas. "Vocês não precisam se preocupar, acabamos nos deparando com muitos documentos privados, mas não vamos compartilhá-los", disse o representante da equipe em uma mensagem direta. No geral, após a descoberta o grupo passaria a ofertar soluções de proteção à vítima.

A VEVO, porém, não recebeu bem a notícia. "Vocês não têm nada", disparou o funcionário contatado pela OurMine.

O resultado disso tudo, para mostrar que eles realmente tinham algo da companhia, o grupo acabou compartilhando na internet mais de 3 TB de dados, incluindo informações de clientes da marca e até instruções de como desarmar o alarme dos escritórios da VEVO.

A empresa de mídia acabou contatando os hackers para resolver a situação de modo amigável, já que o conteúdo foi retirado do site.