Novas informações indicam que a Samsung vai utilizar seu processador Exynos 2600 em todos os modelos da linha Galaxy S26, incluindo o topo de linha Galaxy S26 Ultra. Inicialmente, esperava-se que apenas os modelos base e Pro usassem o chipset Exynos, enquanto o Ultra manteria o Snapdragon 8 Elite Gen 5 da Qualcomm.
Isso representa uma mudança um tanto quanto controversa na comunidade, já que desde 2021, a Samsung tem oferecido variantes com Snapdragon no seu modelo mais avançado. Caso se confirme, essa será a primeira vez em quatro anos que o Galaxy S topo de linha não contará com o chipset Qualcomm.
Apesar da popularidade do Galaxy S26 Ultra, que lidera em vendas na série Galaxy S, a decisão de concentrar o Exynos 2600 em toda a linha pode gerar dúvidas entre os consumidores. Isso porque versões anteriores do chipset Exynos não alcançaram o mesmo reconhecimento positivo dos chips Snapdragon perante o público.
O que esperar do Exynos 2600

O Exynos nunca foi tão bem recebido quanto os chips da Qualcomm, principalmente por apresentar desempenho inferior em comparação aos Snapdragon equivalentes, aquecimento maior e autonomia de bateria menor em alguns cenários. O Exynos 2600 vai precisar mostrar evolução para competir com o futuro Snapdragon 8 Elite Gen 5, que deve ser a referência da Qualcomm em 2026, já batendo alguns recordes em testes iniciais.
É verdade que já tem algum tempo que não vemos bugs ou outras falhas significativas em aparelhos com chips Exynos. Antigamente era comum vermos relatos de aparelhos esquentando demais ou até apresentando travamentos e baixa eficiência energética.
Outro fato é que a Samsung Foundry, responsável pela fabricação de chips, começou a produzir os protótipos do Exynos 2600 utilizando seu processo de 2 nm, um marco para a empresa. Como resultado, tal tecnologia promete reduzir o gasto de energia e elevar o desempenho para o próximo nível.
Galaxy S26 vai atrasar

De acordo com o relatório, o Galaxy S26 Ultra é o único da linha que já teve seu desenvolvimento concluído e está praticamente pronto para começar a ser produzido em massa. Já o Galaxy S26 e o S26 Plus ainda estariam em fase de ajustes, o que teria levado ao atraso no lançamento da linha.
Embora o informante não tenha revelado detalhes específicos sobre os problemas, fontes próximas ao projeto afirmam que a Samsung está revisando parte do design e dos materiais utilizados, e esse talvez seja o motivo real por trás do adiamento.