Se você estava esperando uma câmera principal totalmente nova no Galaxy S26 Ultra, talvez seja melhor diminuir as expectativas. O conhecido leaker Ice Universe jogou um banho de água fria ao revelar que a Samsung vai repetir o sensor de 200 MP já usado no S23 Ultra, S24 Ultra e S25 Ultra. Dito, isso, nada de sensor Sony de 1 polegada como a gente esperava, pelo menos não por enquanto.

O que a Samsung vai mudar na câmera do Galaxy S26 Ultra?

A grande mudança virá na lente: a Samsung estaria preparando uma abertura f/1.4, que permitiria até 47% mais luz em relação à abertura f/1.7 usada atualmente. Esse avanço pode ter um impacto direto nas fotos com pouca luz, entregando imagens mais claras, com menos ruído e mais detalhes, especialmente à noite ou em ambientes internos.

Galaxy S26 Ultra pode repetir câmera pela 4ª vez. Imagem: Oficina da Net

Apesar da vantagem em cenários escuros, uma abertura tão ampla pode atrapalhar durante o dia, quando há luz em excesso. Mas a Samsung pode ter uma carta na manga para lidar com isso: a volta da abertura variável. A Samsung já fez isso em 2019 quando lançou o Galaxy S10 com uma lente de transição entre f/1.5 e f/2.4.

Segundo Ice Universe, a empresa estuda ressuscitar essa tecnologia, que permitiria alternar a abertura da lente de forma inteligente, de acordo com a iluminação do ambiente. Ainda não está claro se isso vai funcionar como antes (com duas aberturas fixas) ou se será um sistema mais avançado e fluido, como o que já vimos em celulares de marcas chinesas.

O que mais esperar do Galaxy S26 Ultra?

Além das mudanças na câmera principal, o Galaxy S26 Ultra deve chegar com o novo Snapdragon 8 Elite 2, uma versão atualizada da One UI (provavelmente a 8.5) e possíveis ajustes no tamanho da tela e da bateria. Também são esperadas melhorias no módulo de câmera telefoto, o que pode tornar o S26 Ultra um dos celulares mais completos em fotografia da Samsung até hoje.

O lançamento oficial ainda não tem data confirmada, mas, como de costume, é esperado para o primeiro trimestre de 2026.

Via