A Samsung lançou a primeira tela QD-LED do mundo, uma inovação mostrada durante o evento SID 2024. A empresa trouxe um monitor com tela QD-LED de 18,2 polegadas tem resolução de 3200 x 1800 pixels e um brilho de 250 nits. Com essa tecnologia, a Samsung oferece uma alternativa ao OLED, já que promete maior durabilidade e melhor desempenho, com menor possibilidade de burn-in.

O que é QD-LED?

QD-LED significa Quantum Dot Light Emitting Diode (Diodo Emissor de Luz de Pontos Quânticos). Diferente da tecnologia QD-OLED, que já é usada em algumas TVs e monitores, a QD-LED não utiliza diodos orgânicos. Isso é importante porque os diodos orgânicos podem se desgastar com o tempo e causar problemas de burn-in, onde imagens permanentes ficam marcadas na tela.

Tela QD-LED da Samsung. Imagem: Reprodução
Tela QD-LED da Samsung. Imagem: Reprodução

Além disso, a tecnologia QD-LED é ecologicamente correta. Para isso, a Samsung usa pontos quânticos livres de cádmio, um material tóxico, tornando suas telas mais amigáveis ao meio ambiente.

Por que a QD-LED é tão impressionante?

A tecnologia OLED, amplamente utilizada hoje, tem a desvantagem de se desgastar e apresentar burn-in com o tempo. Com a QD-LED, a Samsung oferece uma alternativa que promete maior durabilidade e melhor desempenho ambiental. Isso pode abrir portas para novas aplicações e produtos no futuro.

Embora a tela QD-LED apresentada ainda seja um protótipo e não esteja disponível para compra, a demonstração da Samsung sinaliza um passo significativo na evolução das tecnologias de display, prometendo mais opções para os consumidores em busca de qualidade e longevidade em seus dispositivos eletrônicos.