A Samsung lançou um vídeo promocional pedindo à Apple que adote o padrão RCS (Rich Communication Services) para mensagens. No vídeo, dois amigos - um com um iPhone (mensagens azuis) e o outro com um Android (mensagens verdes) - se encontram virtualmente. Entretanto, por causa dos diferentes balões coloridos, representando as diferentes plataformas de mensagens, os dois não podem se encontrar pessoalmente.

Samsug pede que Apple abandone o SMS e adote o RCS no iMessage

O RCS é uma tecnologia que permite recursos avançados, como confirmação de leitura, suporte a mensagens de áudio e vídeo, e o envio de arquivos e imagens. Enquanto a maioria dos dispositivos Android já usa o RCS, a Apple opta pelo iMessage, que usa um padrão fechado para dispositivos da marca, mas muda para SMS quando se comunica com dispositivos Android.

O desentendimento sobre as cores das mensagens gerou polêmica, especialmente nos Estados Unidos, onde o mercado é dominado pela Apple. O Google já tentou convencer a Apple a adotar o RCS, permitindo que os usuários de diferentes plataformas se comuniquem sem barreiras. Mas a Apple mantém sua posição e a discussão continua.

É claro que a escolha entre adotar o padrão RCS ou manter um sistema fechado não tem nada a ver com as cores dos balões, mas sim sobre a liberdade dos usuários e a capacidade de escolher dispositivos com base em suas necessidades.