O aplicativo padrão de câmera da Samsung já oferece diversos recursos como tomada única (single take), visão do diretor (Director’s View), vídeo 8K snap, entre outros. Entretanto, há funções que entusiastas desejariam que o app tivesse, como o suporte a RAW. Pensando nisso, a Samsung criou um aplicativo especificamente para os "amantes" da fotografia. O aplicativo Expert Raw foi desenvolvido pela Samsung e ainda está na fase beta.

Samsung lança aplicativo Expert Raw

Este app traz recursos como suporte ao multi-frame-based RAW de 16 bits para a câmera principal, angular ultra-wide, telefoto e periscópio. Comparando com o app normal, só é permitido fotos RAW ao utilizar a lente principal e a ultra-wide.

De acordo com um moderador do fórum da Samsung, o suporte a multiplos frames significa obter uma RAW com maior nitidez, detalhes e alcance dinâmico. Além disso, segundo as informações, o app Expert Raw também possui HDR, suporte a JPEG sem perdas, controles de modo profissional (ISO, velocidade do obturador, exposição, foco manual, histograma) e a possibilidade de exportar perfis RAW para o Lightroom da Adobe.

Captura de tela demonstrando o aplicativo Expert Raw. Fonte: Samsung

Lançamento e disponibilidade

Ainda não há data para o lançamento oficial, mas caso queira ter acesso agora ao app Expert Raw, o leaker (pessoa que revela informações antes do anúncio oficial) FrontTron, um informante popular, disponibilizou um link para baixar o APK.

É importante salientar que infelizmente o lançamento do aplicativo só está disponível ao Galaxy S21 Ultra, mas de acordo com o moderador do fórum da Samsung, outros dispositivos ainda ganharam suporte como o Galaxy S21 Plus e o Galaxy Tab S5e.