Durante a Computex 2021, a AMD e a Samsung anunciaram uma parceria para o desenvolvimento de um chipset Exynos com tecnologia gráfica RDNA 2. Acredita-se que com esta colaboração entre as duas empresas, haverá uma melhoria no desempenho da GPU nas linhas principais de celulares da Samsung.

Embora ainda não se tenha muitos detalhes sobre como o chip vai ser ou em quais produtos ele estará presente, a AMD disse que será a próxima geração do Exynos, enquanto a Samsung informa que serão reveladas mais novidades sobre o assunto até o final de 2021. De acordo com o anúncio, a GPU com arquitetura RDNA 2, que estará presente nos chipsets Exynos, terá suporte à tecnologia Ray Tracing e VRS (variable rate shading).

A CEO da AMD, Lisa Su, diz:

"O próximo lugar onde você encontrará o RDNA 2 será o mercado de telefonia móvel de alto desempenho. A AMD fez parceria com a líder da indústria Samsung por vários anos para acelerar a inovação gráfica no mercado móvel, e estamos felizes em anunciar que vamos trazer IP gráfico personalizado para o próximo SoC móvel carro-chefe da Samsung com rastreamento de raios e recursos de sombreamento de taxa variável. Estamos realmente ansiosos para que a Samsung forneça mais detalhes ainda este ano."

Sobre o Exynos

A linha de processadores Exynos é desenvolvida pela Samsung para seus smartphones. Entretanto, em diversas regiões do mundo, seus celulares da série Galaxy S utilizam chipsets da Qualcomm, os Snapdragon. De acordo com testes realizados com diversos aparelhos com processadores Exynos e Snapdragon, percebe-se uma inferioridade em termos de desempenho e consumo de energia por parte dos chipsets desenvolvidos pela empresa sul coreana.

Expectativas

Ainda não se sabe se a tecnologia desenvolvida pela AMD irá se equiparar ou ser superior as GPUs Adreno, desenvolvidas pela Qualcomm. Entretanto, ao citar o suporte a Ray Tracing, acredita-se que o projeto seja ambicioso.

O que achou da novidade revelada pela Samsung e AMD? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!