A Samsung concedeu ao Galaxy S21 Ultra uma nova câmera periscópica capaz de produzir um zoom óptico de 10x mesmo dobrado e sem perder a qualidade, sendo o primeiro a ser fabricado por uma empresa de smartphones da Coréia do Sul. Agora, a companhia tem interesse em fornecer o mesmo recurso para outras fabricantes do ramo, e até mesmo para o segmento automotivo.

Em comunicado realizado nesta segunda-feira (1) Samsung Electro-Mechanics, empresa responsável pelo desenvolvimento e produção do módulo de câmera, o componente está disponível para ser comercializado para qualquer fabricante interessado.

A empresa fez uma comparação com o módulo desenvolvido há dois anos e que foi implementado mais tarde nos Galaxy S20 Ultra e Note 20 Ultra. Em sumo, o comunicado dizia;

"Em 2019, a Samsung Electro-Mechanics desenvolveu o módulo de câmera dobrado que mantém o ponto de foco ao refratar a luz em um periscópio, e conseguiu criar um zoom óptico de 5x sem a saliência do módulo de câmera…"

Novo sensor para o Galaxy S21 Ultra

Mesmo com toda essa tecnologia, a empresa tinha o objetivo de continuar aprimorando a taxa de ampliação neste método dobrado, mas com as mesmas profecias de não ocupar mais espaço dentro do telefone, o que fez a empresa desenvolver um "módulo de câmera dobrado duplo, que refrata a luz duas vezes para aumentar a distância focal duplamente, enquanto aumenta o comprimento do módulo em apenas 25%", afirmou a empresa.

Os dois módulo são praticamente idênticos, mas na prática, possuem uma diferença de tamanho em 25%. (Imagem: Reprodução / Samsung)
Os dois módulo são praticamente idênticos, mas na prática, possuem uma diferença de tamanho em 25%. (Imagem: Reprodução / Samsung)

Leia também:

Na prática, isso significa que o módulo que já tinha sido dobrado em 2019, passou a ser dobrado novamente, garantindo uma aproximação óptica aprimorada e tamanho um quarto maior em comparação com o modelo anterior.

A proposta da empresa é tão ousada que deve atrair outras fabricantes do ramo de smartphones, o que já é esperado pela Samsung, além de desejar inserir também em protótipos do setor automotivo.