Novas informações sugerem que a Samsung está trabalhando para lançar em breve um notebook que utilizará seu chipset próprio e placa gráfica da AMD, hardware que ainda não foi testado pela empresa em um laptop próprio da marca. A expectativa é que a fabricante tenha aprendido com seus protótipos anteriores e apresente um dispositivo que traga novas ferramentas e um desempenho satisfatório.

Por enquanto ainda não sabemos a qual segmento o dispositivo irá pertencer: entrada, intermediário ou topo de linha, mas é provável que atenda a um dos dois primeiros.

Notebook com Exynos

Em 2019 a Samsung começou a trabalhar com a AMD em uma GPU para smartphones que utilizam o chipset Exynos, SoC exclusivo da empresa e que compete com outras empresas, como a Qualcomm e a MediaTek, por exemplo. De acordo com portal ZDNet Coreia, a fabricante sul-corena lançará um laptop Windows 10 ainda este ano que contará com um chipset Exynos que integra uma GPU AMD.

Notebook Samsung. (Foto: Divulgação/Samsung).
Notebook Samsung. (Foto: Divulgação/Samsung).

Rumores indicam que o aparelho será lançado pela empresa a partir do segundo trimestre e deve chegar após a empresa revelar a próxima geração da linha Note, seguimento de smartphones da marca destinado aos usuários que buscam um aumento da produtividade.

Leia também:

Outros dispositivos

No passado a Samsung tem desenvolveu notebooks com o sistema operacional Windows 10 baseados no ARM, mas até o momento sempre contou com a Qualcomm para fornecer os processadores para esses computadores. A fabricante de chips efetivamente detém o monopólio do mercado no momento, mas isso não refletiu no aumento do Windows ARM.

A compatibilidade de aplicativos melhorou significativamente nos últimos anos, embora ainda seja possível encontrar alguns programas que não funcionam perfeitamente em um dispositivo baseado em ARM. É esperado que esse problema não esteja presente no próximo portátil.

Fonte: Engadget.