A Lenovo revelou uma atualização na sua linha ThinkPad de notebooks, trazendo um upgrade geral no harware e inserindo o recurso de desbloqueio por biometria, funcionalidade que proporciona maior segurança e que está presente apenas em modelos mais caros. Além do leitor biométrico, há também um sensor de presença integrado e que tem como finalidade identificar o momento em que o usuário se aproxima do dispositivo, com isso ativando a tela para login; essa tecnologia também foi implementada no X1 Nano.

Leitor biométrico

A fabricante inseriu o leitor de impressões digitais sob o botão de liga/desliga, com isso permitindo que o sistema identifique o usuário e já faça o desbloqueio do Windows, tornando mais rápido e prático do que o padrão comum de senhas alfanuméricas ou PIN.

O recurso está disponível nas versões do ThinkPad X13 e X13 Yoga, modelos que foram anunciados durante a CES 2021 e que estão previstos para chegarem oficialmente ao mercado ainda neste primeiro semestre, possívelmente entre os meses de abril e maio.

ThinkPad. (Foto: Divulgação/Lenovo).
ThinkPad. (Foto: Divulgação/Lenovo).

Um dos pontos positivos desses laptops é a tela com proporção de 16:10, que garante uma boa visualização do conteúdo que está sendo exibido e proporcionamaior conforto durante o streaming de filmes e séries, por exemplo. Além disso, ambos estarão disponíveis em versões com processadores da Intel ou AMD, sendo o Core de 11ª geração (Tiger Lake) ou o Ryzen 5000, respectivamente.

Leia também:

Disponibilidade e preço

O modelo ThinkPd X13 com Intel já está disponível para compra no site da fabricante nos Estados Unidos, porém ainda não há previsão de quando será lançado no Brasil. O preço é de US$ 799, equivalente a R$ 4.400 na cotação atual do dólar e sem somar os impostos.

Foto: Printscreen/Lenovo.
Foto: Printscreen/Lenovo.

Fonte: Engadget.