Uma nova era de processadores começou, e a Samsung acabou de entrar no combate. Em novembro do ano passado, a Apple lançou oficialmente o seu primeiro processador de computador M1 para os novos modelos de Macs, o que impressionou muita gente. A eficiência apresentada nesse novo processador é algo fora de série, pois além do baixo consumo energético, o desempenho vinculado com o sistema macOS Big Sur ganhou ainda mais destaque, e isso desbancou grandes empresas do ramo, como a Intel por exemplo.

Abrindo o mercado para novas possibilidades e com o objetivo de competir mercado com a Apple, temos a informação de que a Samsung deve lançar o processador Exynos PC, que teoricamente será baseado no chip Exynos 2100 e que usará tecnologia de 5 nm. A informação vem do portal WCCFTech, e segundo eles, este novo processador usará GPU AMD e terá performance superior que os principais chips do mercado do momento.

Samsung Exynos PC vs Apple M1

O novo chip Exynos 2100 da Samsung será construído com o mais recente processo EUV de 5nm da fabricante, e deve ser equipado com um núcleo principal Cortex-X1 com clock de 2.9GHz, acompanhado por três núcleos A78 de 2,8 GHz, além de mais quatro pequenos núcleos A55 de 2,2 GHz.

De acordo com as informações, esse chip será capaz de alta performance e uma excelente capacidade de dissipação de calor. Claro que isso não é nenhuma novidade, pois o próprio M1 da Apple possui esse talento. O que os dois processadores tem como foco, é o baixo consumo de energia e isso deve garantir uma sobre saída de outros componentes do mercado.

O chip Exynos PC será fruto de uma união entre Samsung e AMD.
O chip Exynos PC será fruto de uma união entre Samsung e AMD.

Vale lembrar que a Intel, uma das, senão a principal fabricante de processadores do mercado, era a fornecedora dos Macs da Apple, e por conta de uma nova era tecnológica, acabou ficando para trás. De acordo com o novo CEO da Intel, a empresa também tem a intenção de começar a fabricar componentes que, em teoria, será melhor que o da empresa de Cupertino.

Já faz alguns anos que Samsung e a AMD formalizaram uma parceria estratégica, e o objetivo dessa união é buscar novos desenvolvimentos nos campos de componentes eficientes em performance e baixo consumo de energia, além de processamento de imagem.

Assim, o processador Exynos PC deve nos surpreender e promete causar uma grande agitação no mercado de componentes. Seu lançamento está programado para o segundo semestre de 2021.

Fonte: WCCF Tech.