Neste final de semana a indústria da tecnologia perdeu uma importante figura do meio, o presidente da Samsung, Lee Kun-hee, faleceu. Após ficar durante 6 anos tratando-se devido a um ataque cardíaco, Lee partiu no dia 25 de outubro de 2020. Ainda não se sabe qual será o sucessor da empresa, as acredita-se que seja o filho de Lee, Lee Jae-yong (conhecido também como Jay Y. Lee), atual vice-presidente.

Lee Kun-hee se tornou presidente do conselho da Samsung em 1987 e é conhecido por transformar a empresa de uma companhia modesta para um empreendimento de peso em muitas áreas da eletrônica como, por exemplo, smartphones, TVs, eletrodomésticos e peças como displays e chips de memórias. A Samsung diz que seu grande crescimento venha de uma reunião de "Nova administração" que ocorreu em 1993, onde Lee ficou delineando uma nova cultura da empresa durante 3 dias para que a companhia se torna-se uma potência global.

Segundo o Wall Street Journal, Lee Kun-hee tinha como pontos fortes uma abordagem pratica, onde em sua administração eram feitas várias reuniões de emergência para revisar problemas, influenciando nas decisões de contratação e lançando novos produtos em um curto prazo. Lee tem uma ação de 1995 muito lembrada, onde ordenou que os trabalhadores queimassem milhares de dispositivos de baixa qualidade. Se fosse sentido que havia algum problema, Lee aumentava a pressão até que o mesmo fosse corrigido.

Lee Kun-hee fez grandes ações, mas não foi sempre assim

Embora Lee tenha feito grandes ações que tenham influenciado para sempre a história da Samsung, houve também alguns escândalos em meio a sua trajetória. No ano de 1995, Lee foi condenado por subornar o presidente da Coreia do Sul e em 2008, foi acusado por peculato e sonegação de impostos.

O que você achou da notícia? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!