A Samsung oficializou um novo chipset de alto desempenho: Exynos 1080, que chega como sucessor do Exynos 980. Apesar dele não ser o processador mais potente que a marca planejou para 2021 (esse "título" pertence ao Exynos 2100), ainda assim podemos observar resultados interessantes.

Em uma entrevista recente, o Dr. Yimao Cai, que faz parte da equipe de Pesquisa e Desenvolvimento da Samsung, revelou que o novo chipset consegue alcançar pontuações acima dos 650.000 pontos no AnTuTu, uma das maiores plataformas de benchmark.

Ultrapassando a concorrência

Se pararmos para pensar, os números são realmente impressionantes, afinal, eles ultrapassam os 615.000 pontos registrados pelo ROG Phone 3 com Snapdragon 865+, que atualmente lidera o ranking global do AnTuTu. Ou seja, parece que a inferioridade dos processadores da Samsung com relação aos modelos da Qualcomm finalmente chegou ao fim. De qualquer forma, resta saber como essa pontuação se reflete no uso diário.

No mesmo anúncio, o Dr. Pan Xuebao, diretor da Samsung Semiconductor Research Institute na China, revelou alguns detalhes sobre o chipset em questão. Ele afirmou que este componente será fabricado no processo de 5 nanômetros, a mesma litografia usada pela Apple no A14, Huawei no Kirin 9000 e Qualcomm no futuro Snapdragon 875. Além disso, também foi mencionado que o Exynos 1080 deverá ser o primeiro com núcleos Cortex-A78.

De acordo com informações oficiais da ARM, esses núcleos podem rodar a 2,1 GHz e entregar 20% mais de desempenho comparado a geração anterior, ou seja, podemos esperar uma melhoria notável de performance.

A Samsung não comentou sobre otimizações de energia, mas esperamos que o Exynos 1080 seja bem superior aos seus antecessores, dado que o consumo maior de bateria com relação aos chipsets da Qualcomm sempre foi um problema na linha de processadores da marca.

Por último, mas não menos importante, sabemos que o novo processador da gigante sul-coreana não deve estrear em um Galaxy, mas sim no Vivo X60.